Hoteleiros confirmam: Lisboa está na moda
Estamos a chegar ao final do ano e já está há muito provado que a capital portuguesa atingiu os melhores resultados de sempre. A Ambitur.pt esteve presente na IBTM 2016, uma das mais importantes feiras mundiais dedicadas ao turismo de negócios, que decorreu em Barcelona entre 29 de novembro e 1 de dezembro, e falou com vários grupos hoteleiros que comprovaram: Lisboa está na moda.
“Este ano foi uma loucura, há muita procura por Lisboa que está na moda”, disse à Ambitur.pt, Rodrigo Nené, executivo de vendas do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, que se localiza em Óbidos (Leiria).
Da mesma forma, Rita Silva, executiva de vendas do Sofitel Lisbon Liberdade, que se situa em Lisboa, salientou: “foi um ano excecional em termos de todos os resultados, quer a nível de volume, preço média e total de receita. Realmente Lisboa está, como se diz, ‘coming up more and more’, Lisboa está fenomenal a nível de procura. Creio que já deixou realmente de ser uma cidade apenas para ‘city breaks’. Está a crescer e 2017 ainda vai ser melhor”.
A onda de otimismo também atinge o setor do turismo de negócios, tal como referiu Henrique Oliveira, executivo de vendas MICE da Minor Hotel Group, “Lisboa está neste momento a ser muito procurada para o turismo de negócios”.
O diretor de vendas do Altis Hotels, Ricardo Furtado, confirmou a onda de positivismo, apontando um fator que contribuiu para estes resultados. “Lisboa está na moda e as ligações aéreas também foram cirúrgicas para que conseguíssemos ter algumas reações por parte de vários mercados”.
Os prémios também têm sido fundamentais na divulgação, tal como evidenciou Ricardo Gomes, diretor de vendas e marketing do Intercontinental Lisbon, “o destino Lisboa tem recebido prémios atrás de prémios, é só olhar para os média de viagens e turismo. Está a atingir um patamar muito bom”.
Conjuntura internacional
Da mesma forma que há concordância de que Lisboa está na moda, não tirando o mérito da capital portuguesa, também vários foram os responsáveis que indicaram a conjuntura internacional como um dos fatores para a popularidade da cidade alfacinha.
“Portugal conseguiu beneficiar de alguma conjuntura na Europa e no resto do mundo, como o mercado francês, o mercado inglês e o mercado americano, que foram bastante fortes no nosso país, o que também foi possibilitado pelas ligações aéreas da TAP e algumas americanas”, salientou o diretor de vendas do Altis Hotels, Ricardo Furtado.
De forma semelhante, Henrique Oliveira da Minor Hotel Group, disse que “o ano de 2016 foi um dos melhores de sempre muito devido também ao que se passa em outros países, nomeadamente na Turquia, Tunísia e Egipto”. Por esse motivo, os objetivos do grupo passaram por “oferecer um melhor serviço possível para fidelizar novos clientes”.
Também Hugo Nabais, chefe de vendas MI dos Hotéis Real, frisou que “principalmente Lisboa e o Algarve, com algumas das crises que houve no norte de África, conseguiu captar-se algum negócio, principalmente em conferências e incentivos que normalmente fugiam”.
Margarida Santos, coordenadora de vendas da Nau Hotels & Resorts, é da mesma opinião. “Nós a nível nacional, e isto é um pouco inglório de se dizer, ganhamos com a instabilidade no resto do mundo e com lugares ou destinos que para nós são concorrentes diretos”.
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