Keytel reúne mais de 100 representantes de hotéis na convenção anual em Lisboa

Mais de 100 representantes de hotéis reuniram-se ontem na convenção anual organizada pela Keytel no Eurostars Universal Lisboa, sob o lema “Acelerar”. O encontro sublinhou a importância da inovação e da tecnologia para o futuro do setor hoteleiro, destacando ainda a venda direta como um pilar estratégico para aumentar a rentabilidade dos hotéis. Na convenção conclui-se ainda que houve uma mudança de paradigma no setor, apontando-se a valorização dos colaboradores como essencial para o sucesso organizacional.

O portfólio da Keytel em Portugal totaliza 320 estabelecimentos, sendo o segundo maior mercado depois de Espanha. Por este motivo, o encontro serviu para reafirmar o forte compromisso da organização com o mercado português, que conta com uma elevada percentagem de hotéis independentes e muitos grupos locais de grande dimensão, segmentos nos quais a empresa mais se concentra.

A empresa baseia o seu contributo e valor acrescentado num conjunto de serviços que visam a melhoria da performance e que constituem uma proposta abrangente para ajudar a potenciar o negócio dos hotéis associados, com enfoque nas áreas da Sustentabilidade, Tecnologia, Vendas Diretas, Gestão de Custos, Marketing e Comunicação, Comercialização e Formação.

O managing director da Keytel, Xavier Cortés, abriu a sessão com um discurso onde afirmou que “a companhia está numa situação muito boa desde os últimos anos”, referindo que, neste momento, o foco da Keytel é fortalecer a atividade core e trazer uma nova onda de inovação para o setor. Atualmente, a Keytel é a primeira aliança de hotéis independentes do mundo com 3 625 hotéis em 87 países.

Novo mercado de trabalho no turismo

Na segunda intervenção da manhã, Francisco Nogueira da Sousa, CEO & Fundador da Merytu, apresentou a realidade atual no mundo dos recursos humanos do setor do turismo, sublinhando a importância de dar valor aos colaboradores, reconhecendo o seu desempenho, promovendo o desenvolvimento pessoal, aliado à flexibilidade.

Para Nogueira da Sousa, o mundo dos Recursos Humanos mudou, sendo que esta mudança representa uma oportunidade para as empresas, “onde nós hoje podemos ver um problema, é, na realidade, uma gigante oportunidade. E é uma oportunidade por uma razão simples. Do ponto de vista da gestão, se nós soubermos utilizar as ferramentas, a gestão de custos que eu consigo fazer é muito melhor”.

A venda direta no centro da estratégia digital

Nil Espinar, diretor de Venda Direta e Business da Keytel, apresentou a estratégia da empresa para potenciar o canal direto, que passa por captar a atenção e converter, retendo e fidelizando os clientes.

Durante a sua apresentação, referiu a importância da Inteligência Artificial para a criação de, por exemplo, experiências imersivas, chatbots ou otimização de preços, sublinhando o papel das redes sociais, dos influenciadores e da “imagem da marca” no setor do turismo hoje em dia. Espinar salientou ainda que o cliente e os dados devem estar sempre no centro da tomada de decisões – não se trata apenas de captar informação, mas também de validá-la de forma ágil e automatizada.

NextGen travelers and destinations

Na intervenção final António Correia Neves, Industry Manager, Travel da Google, apresentou um estudo feito pela Deloitte para a Google, que tem como objetivo analisar os perfis dos viajantes e os clusters turísticos e concretizar uma visão para 2040, de modo a ajudar os operadores e distribuidores de viagens a anteciparem e a adaptarem-se às tendências futuras.

A convenção terminou com um workshop que deu a conhecer aos participantes as novas estratégias e serviços que a Keytel oferece aos hotéis associados para otimizar o seu desempenho e melhorar os seus resultados.