Jorge Rebelo de Almeida distinguido com Prémio Carreira no Prémio Nacional de Turismo

A 4ª edição do Prémio Nacional de Turismo distinguiu, uma vez mais projetos inovadores, sustentáveis e inclusivos. As categorias a concurso estavam divididas por Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. O Prémio Carreira foi atribuído a Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé.

A organização recebeu um total de 743 candidaturas, um aumento superior a 80% comparativamente a 2021 e que se distribuíram da seguinte forma:

  • Turismo Sustentável = 88
  • Turismo Inovador = 98
  • Turismo Autêntico = 216
  • Turismo Inclusivo = 58
  • Turismo Gastronómico = 283

Geografia:

  • Norte = 219
  • Centro = 143
  • AM Lisboa = 117
  • Alentejo = 95
  • Algarve = 63
  • Açores = 46
  • Madeira = 60

E os vencedores foram:

Turismo Autêntico

Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos

Projeto de estruturação da oferta de Touring Cultural e Paisagístico dos Açores.
Rotas temáticas (um ou meio dia) relacionadas com os temas da baleação, vinhas e vulcões, escolhidos pela sua transversalidade à geografia dos Açores, pela sua relevância a nível cultural e histórico e importância económica, social e mesmo ambiental.
Total de 48 itinerários, distribuídos pelas nove ilhas do arquipélago e sob o mote das três temáticas iniciais, disponíveis de Fevereiro a encontrando se em curso o planeamento de duas rotas adicionais.

Turismo Gastronómico

Chefs on Fire

Maior festival gastronómico do país, com convite a vários chefs nacionais de renome, desafiando os a cozinhar com fogo e ao som de música. Evento de slow cooking onde a comida é preparada durante mais de 24 horas, para depois ser servida acompanhada de grandes referências musicais.

Atualmente composto por dois dias de festival, com capacidade diária de 2.500 pessoas, e precedido de dois dias anteriores com eventos preparativos e corporativos.

Menção honrosa – Fins de semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal

Roteiro gastronómico anual (excluindo meses de Verão) que visa a promoção da gastronomia e vinhos da região. Porto e Norte de Portugal, com total de 78 municípios aderentes e 2.000 operadores turísticos (restaurantes, alojamentos, enoturismo, etc.).

Divulgação do receituário tradicional da região, revitalização das localidades aderentes e de animação social e cultural.

Cada município seleciona 3 pratos do receituário local (entrada, prato e sobremesa) e um fim de semana do ano durante o qual serão criados programas de animação turística e promovidos os pratos escolhidos.

Turismo Inclusivo

É um Restaurante

Projeto social que visa a formação e inclusão no mercado laboral de pessoas em situação de sem abrigo, num contexto de oferta gastronómica variada com base portuguesa e conceito de partilha (carta desenhada pelo Chef Nuno Bergonse).

Formação e encaminhamento para o mercado de trabalho de 30 pessoas por ano, mediante atribuição de alojamento e remuneração mensal.

Projeto com ramificações, tendo entretanto aberto outros dois espaços de restauração (cafetaria e cantina) nos mesmos moldes de operação e sob o mesmo conceito.

Azores All in Blue Turismo & Autismo

Projeto de I&D que visa investigar e valorizar a experiência turística de crianças com perturbações do espetro do autismo (PEA) e dos seus cuidadores.

Quatro objetivos principais: avaliar as necessidades do público alvo; avaliar a recetividade dos agentes turísticos, promovendo a sua sensibilização e adesão a um turismo mais inclusivo (em curso); (iii) conceber e desenvolver ofertas turísticas com a participação ativa das famílias e dos operadores (em curso); e (iv) avaliar a eficácia da implementação dos produtos turísticos, tanto para famílias, como para operadores turísticos.

Turismo Inovador

Digital Nomads Madeira Islands

Esta iniciativa visa destacar a Madeira e Porto Santo como destinos atrativos para nómadas digitais por via de um projeto-piloto na Ponta do Sol, que decorreu em 2021.

 

 

Turismo Sustentável

TOP Atlântico +Planeta

Estratégia de desenvolvimento sustentável, através da (i) criação de uma equipa interna de sustentabilidade composta por 10 elementos (“Champions”) responsáveis pela implementação no Grupo de iniciativas associadas a cada um dos ODS eleitos (10/17) e respetiva monitorização do statusde performance; e (ii) lançamento de nova secção no website(+Planeta).

Promoção da oferta de viagens com cariz sustentável, incluindo escapadinhas em Portugal (2/3 dias), expedições em grupo (máximo 15 pessoas), viagens de voluntariado e corporate.