Jogos Olímpicos deverão levar ao Rio entre 350 mil e 500 mil turistas
Faltam menos de 200 dias para o Brasil receber os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul, o que representa um importante e histórico movimento para o continente e para a organização olímpica. Para o Ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, que se encontra em Madrid para participar da Fitur – Feira Internacional de Turismo, que ocorre até o próximo domingo – os Jogos são uma oportunidade para o país otimizar sua oferta de produtos e de serviços. “As Olimpíadas são uma excelente ocasião para mostrarmos todo o poder transformador que o turismo pode ter para um país. Temos de aproveitar este mega evento enquanto plataforma para promover outros destinos brasileiros e qualificar a oferta de produtos e serviços turísticos”, afirma o ministro.
Desde que o país foi anunciado como anfitrião dos Jogos, a Embratur – Instituto Brasileiro do Turismo – tem vindo a desenvolver estratégias de atuação através de ações de promoção deste destino enquanto sede de grandes eventos desportivos como forma de atração de turistas estrangeiros. Estima-se que entre 350 mil e 500 mil pessoas de todas as partes do mundo visitem o Brasil durante o mega evento. Para o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, desde 2007 que a realização de eventos internacionais como os Jogos Pan-americanos, a conferência Rio+20, a Copa das Confederações, os Jogos Militares e o Campeonato do Mundo de Futebol, elevaram o país a nível mundial. “O Brasil tomou uma posição política e institucional muito forte. Com o Rio 2016 vamos aumentar o fluxo de turistas nacionais e ultrapassar o número record de visitantes internacionais. Os grandes eventos são oportunidades únicas para elevar a competitividade e atratividade do país face a outros destinos”, destaca o responsável pelo Instituto.
O evento irá mobilizar um total de 15 mil atletas de 205 países em 665 competições de 64 modalidades desportivas.
Ações de Promoção
Através de feiras e de campanhas, a Embratur tem dedicado as suas ações à divulgação de um vasto leque de destinos e produtos brasileiros para dar a conhecer aos visitantes estrangeiros a variedade de destinos que o Brasil tem para oferecer. Só no Campeonato do Mundo de Futebol, o país recebeu um milhão de visitantes estrangeiros que gastaram aproximadamente 1,4 mil milhões de euros durante a competição. “Todas as nossas iniciativas procuram contribuir para o legado que ficará para as próximas gerações: a imagem do Brasil consolidada como uma nação pronta para ser uma das cinco maiores economias do planeta”, afirma Lummertz.
Para posicionar o Brasil no segmento de eventos, a Embratur reformulou o portal MICE – Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), (www.visitbrasil.com/mice), que agora contém informações detalhadas sobre as cidades brasileiras que irão receber as várias competições durante os Jogos, bem como dados sobre eventos, centros de pesquisa, acessibilidade, infraestruturas e clima, entre outros temas.
Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os turistas terão ainda a oportunidade de conhecer a “Casa Brasil”, uma iniciativa da Embratur em parceria com outros órgãos do Governo Federal, que consiste num espaço dedicado à cultura, aos destinos e aos produtos brasileiros. A “Casa Brasil” estará situada numa área do Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro.