Inside Hospitality by Clan: “Gestão de equipas de F&B” com Hotel Palácio Estoril

A Ambitur tem uma nova rubrica com o Clan, empresa com mais de 30 anos de experiência no setor dos Recursos Humanos. O Clan irá partilhar, ao longo deste ano, uma série de entrevistas a profissionais da hotelaria. Hoje Ana Pignatelli, coordenadora de Hotelaria do Clan, entrevista Nuno Antunes, diretor de F&B do Hotel Palácio Estoril, para perceber quais os desafios que os profissionais desta área hoteleira sentem ao gerirem uma equipa.

Ana Pignatelli

Quais os principais desafios na gestão de uma equipa de F&B?

Um dos principais desafios é criar e desenvolver uma equipa que seja – de forma contínua – coesa, dedicada e apaixonada por serviço de excelência ao cliente. As equipas de F&B enfrentam horários extensos de operação que muitas vezes podem, como é o nosso caso, ser de 24h de trabalho ininterrupto. Garantir, de forma saudável, um equilíbrio entre a qualidade de vida dos colaboradores e a exigência constante de um serviço de excelência é um desafio enorme e transversal a toda a equipa. É importante não esquecer que esta é uma área que se caracteriza por uma considerável percentagem de staff turnover, o que limita a formação contínua dos colaboradores e a transmissão da cultura de excelência dos talentos mais experientes para os mais novos. A capacidade de adaptação à evolução cada vez mais rápida do mercado hoteleiro, que acompanha as várias tendências nas preferências dos hóspedes, exige estratégias desafiantes e flexíveis para garantir um produto final de qualidade superior a preços competitivos.

Nuno Antunes

Quais os elementos essenciais a ter em conta na organização de grandes eventos? O que se deve ter sempre em consideração?

É fundamental que haja uma abordagem de comunicação assertiva entre o cliente, a área comercial e os operacionais. Só assim poderá estabelecer-se uma coordenação firme e de resposta rápida em toda a logística de preparação de eventos de grande dimensão. Também é essencial ter a capacidade para prever, na medida do possível, todas as variáveis relevantes para garantir uma satisfação de excelência de todos os participantes. Naturalmente, quanto maior o evento, maior o desafio em satisfazer de forma individual e personalizada todos os convidados e isso deve ser tido sempre em consideração.

Como deve ser gerida a relação entre a equipa comercial (reservas) e a operação, sendo que cada vez mais as marcações são last minute?

Os hoteleiros têm vindo, de forma geral, a adaptar-se muito bem à realidade de marcações last minute nos últimos 15 anos. De tal maneira que essa realidade já é tida em consideração na estruturação de base das equipas operacionais, garantindo uma capacidade de resposta robusta e de qualidade a reservas de última hora. É imprescindível que ambas as equipas colaborem de forma flexível e transparente para que possam, em conjunto, estabelecer um serviço de excelência ao cliente sem prejuízo da consistência de faturação.

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