#Inovação: Esta startup aluga tendas de tejadilho para uma experiência única

A Ambitur.pt continua a reconhecer que a inovação é uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de dar a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

É o caso da TOPO Tents, que, tal como o nome indica, é uma empresa que aluga tendas de tejadilho, desde 2018. E como é que começa esta ideia “fora da caixa”? “Éramos europeus a viver em Moçambique e ansiosos por explorar os 30.000 km2 de inacreditáveis cenários que nos rodeavam. Pedimos emprestado umas tendas de tejadilho e rumamos a sul, em busca de um spot específico que um surfista local nos tinha falado. Depois de dias excelentes de surf, com cenários paradisíacos e totalmente virgens, dormindo lado a lado com hipopótamos, elefantes, zebras e outros animais selvagens, percebemos que estávamos a viver a tal experiência com que sonhávamos”, explica um dos responsáveis da empresa.

Atualmente, a TOPO dedica-se a proporcionar experiências “a pessoas que querem sair da rotina, explorar novos lugares com a família ou amigos e criar memórias inesquecíveis”. Esta oportunidade está disponível em quatro países, sendo que os clientes podem levantar e entregar a sua tenda em qualquer estação da rede.

“O slow travel é cada vez mais uma forma de viajar e queremos dinamizar e evoluir o conceito a partir daí”

As tais tendas de tejadilho podem ser instaladas em qualquer viatura automóvel “e garantem conforto nunca antes visto numa tenda”, através de três segmentos definidos: os “Outdoor Lovers”, que vão desde famílias amantes do exterior às comunidades 4×4; os “Sports Addict”, onde existe uma ligação natural entre os desportos ao ar livre e a natureza (ex: surf, BTT, trekking, escalada); e os “Bucket Listers”, que estão à procura de sair da rotina e marca na sua lista de desejos uma experiência diferenciada.

Além disso, as “Topo são muito fáceis de abrir e fechar, dão um conforto extremo e possibilitam muita versatilidade no local a escolher para passar a noite”, explica ainda a empresa, que se alegra com a sua classificação de cinco estrelas no Google.

“As pessoas têm cada vez mais uma necessidade de sair da rotina e procurar novas sensações e novos lugares”

Até agora, o feedback “tem sido ótimo” e, por isso mesmo, a startup planeia alargar a sua rede estações, procurar novos mercados e aumentar a notoriedade da marca a nível internacional.

E o NEST “tem sido fundamental”, pois “as portas abertas até ao momento e a quantidade de ações e contactos que temos trabalhado têm sido fulcrais no processo de crescimento da TOPO”, remata a empresa.

Por Diana Fonseca