#Inovação: App Yon Wine vem complementar a sua experiência de enoturismo

A Ambitur.pt continua a reconhecer que a inovação é uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de dar a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.

João Duarte e Vitor Esteves, fundadores Yon Wine

É o caso da Yon Wine, fundada em 2022 por João Duarte e Vitor Esteves, que “pretende ser um complemento da experiência de Enoturismo, resolvendo duas vertentes do mesmo problema”, ou seja, tanto do turismo como do produtor.

E como isto é feito? “A Yon Wine oferece a cada visitante (maioritariamente estrangeiros), uma solução cómoda e transparente de compra dos vinhos experienciados na visita, ultrapassando os típicos medos e burocracias de expedição para o seu país de origem”.

Basicamente, se a pessoa, durante a sua estadia em Portugal e na Madeira, pretender visitar outros produtores, “nós fazemos a grupagem de todas as suas compras numa única encomenda e fazemos a sua completa gestão até à entrega final (em mais de 50 países, entre eles os EUA e sem surpresas de custos adicionais de transporte”, explicam os responsáveis.

Para o cliente final as vantagens passam pelo fim da imposição mínima de garrafas em cada quinta/cave, pelo pagamento de um único transporte grupado para o seu país e, ainda, o preço por garrafa que o cliente visualiza na app já contém o valor do transporte por garrafa.

app Yon Wine

No caso do produtor/parceiro, “simplificamos todo o trabalho de front e back-office que a loja tem no tratamento e logística das encomendas (preços por país, contactos com distribuidoras, gestão das encomendas, vendas com e sem IVA), e tratamos de todo o processo logístico desde a recolha dos vinhos nas vossas instalações até à entrega ao cliente final, incluindo todo o apoio ao cliente no decorrer da entrega”.

O feedback de ambas as partes tem sido “bastante positivo”, sendo que no caso do cliente final já se verifica uma taxa elevada de compras recorrentes.

Atualmente, a empresa está a investir no seu software da app e ainda conta com dois Business Developers responsáveis pela angariação e ativação de parceiros.

No futuro, a Yon Wine pretende uma passagem para web app, o desenvolvimento de quiosques de compra nas quintas, a integração com vários parceiros da área de turismo e ainda fazer um investimento na componente analítica e inteligência artificial.

A empresa irá expandir-se ainda este ano para Espanha, chegando a Itália em 2025 e a França em 2026.

Por Diana Fonseca