IMEX 2024: Eventos corporativos “têm um papel muito importante” no Algarve para quebrar sazonalidade
O Algarve quer continuar a provar que não é apenas um destino de sol e praia, e, por isso, rumou a mais uma edição da IMEX, em Frankfurt.
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, é a figura que se destaca no balcão da região e, em declarações à Ambitur.pt, confirma que “o Algarve cada vez mais tem-se conseguido mostrar como um destino que vai muito além daquilo que é a sua oferta de lazer”.
“Temos trabalhado numa diversificação daquilo que é a nossa oferta, muito alavancada na promoção e na estruturação de outros produtos, como o turismo da natureza, o turismo cultural, e depois a vertente dos eventos, sejam eles eventos corporativos, congressos, reuniões de grupos empresariais, assim como na parte de eventos internacionais desportivos, que têm revelado um grande contributo para aquele que tem sido o nosso principal objetivo da quebra da sazonalidade e de trabalharmos para termos turismo durante todo o ano. De facto, aqui os eventos corporativos tem um papel muito importante na região”, explica o responsável.
Destacando o conjunto de infraestruturas do Algarve e a respetiva oferta muito assente no alojamento turístico, André Gomes afirma ainda a “grande qualidade e a grande disponibilidade para receber este tipo de eventos”.
E a procura pela região algarvia, garante, parece estar a correr bem: “é com muito prazer que vemos dos operadores internacionais cada vez mais solicitações de reuniões nestas feiras, que depois nos permitem captar estes eventos tão importantes”.
O maior destaque vai para o mercado europeu, seguindo-se o crescimento do mercado norte-americano (EUA e Canadá). Em relação ao mercado nacional, André Gomes relembra que “o peso é mais diminuto”, acabando por se destacar, por exemplo, em eventos na área da medicina e da ciência.
Aliando o MICE ao lazer, o presidente do Turismo do Algarve confia que é uma estratégia vencedora, podendo dar aos participantes dos eventos a possibilidade de conhecer também a oferta do destino.
E para manter esta ideia vencedora, para além da IMEX, este ano, o Algarve marcará presença na IBTM Barcelona.
A IMEX é uma feira anual, focada no turismo de negócios, onde Portugal se tem apresentado nos últimos anos. Este ano, o evento acontece de 14 a 16 de maio, na Messe Frankfurt.
Por Diana Fonseca, na IMEX Frankfurt (Alemanha)