IMEX 2024: “Algarve precisa de ter espaços destes com grande capacidade para poder captar mais eventos”

A Minor Hotels marcou presença na IMEX 2024, em Frankfurt, com stand próprio, mas Portugal veio representado por Marta Cunha, diretora de vendas do Centro de Congressos do Algarve.

Em declarações à Ambitur.pt, a responsável fez um balanço muito positivo da participação no evento: “sinto que o destino Portugal já há muito tempo que está bem visto em vários países, principalmente, creio eu, no pós-pandemia, pois o país tem vindo a ganhar ainda mais procura na área MICE. Estou a receber muitas pessoas que não tinham reunião marcada previamente, mas que têm muito interesse no destino e querem saber mais”.

A Minor Portugal tem 17 unidades em território nacional, e Marta Cunha destacou a potencialidade do Algarve, essencialmente com o Tivoli Marina Vilamoura e o Centro de Congressos, para o turismo de negócios: “o Centro de Congressos abriu em 2019, mesmo antes da pandemia, o que significa que durante esse período não conseguimos utilizá-lo da forma que queríamos e desde que regressamos aos eventos com mais regularidade, tivemos a oportunidade de o começar a promover”, explicou a responsável.

O Centro de Congressos do Algarve conta com sete mil m2 e 22 salas de reunião, tendo uma entrada privada, externa ao hotel, e pode ser utilizado por qualquer hotel na marinha de Vilamoura.

“O Algarve precisa de ter espaços destes com grande capacidade para poderm captar mais eventos para a região”

Em relação ao Tivoli Marina Vilamoura, Marta disse ser um “hotel feito para negócios, mas também o hotel perfeito para o lazer”, fazendo o “casamento” ideal para grupos que escolhem esta unidade para fazer reuniões, mas também para atividades do Algarve que sejam walking distance.

Em relação a mercados, o destaque vai para o crescimento da procura pelos EUA, tanto no segmento de lazer como no MICE. “Em Lisboa e no Porto essa procura já se sentia, mas no Algarve nota-se agora”. Além disso, o predominante continua a ser o mercado europeu, com países como Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Bélgica.

Sobre o mercado nacional, Marta Cunha referiu que o hotel em Vilamoura “tem muita procura”, sendo “um hotel referência para este mercado quando se pensa em MICE”. “Temos imensos eventos corporativos, mas especialmente congressos nacionais de grande dimensão”, afirmou ainda.

A IMEX é uma feira anual, focada no turismo de negócios, onde Portugal se tem apresentado nos últimos anos. Este ano, o evento aconteceu de 14 a 16 de maio, na Messe Frankfurt.

Por Diana Fonseca, na IMEX Frankfurt (Alemanha)