Ilhas Flores e Corvo acolhem Marca Açores entre 18 e 21 de setembro
As ilhas açorianas Flores e Corvo vão acolher, entre os dias 18 e 21 de setembro, a iniciativa da Marca Açores que visa promover a valorização das ilhas enquanto destino turístico gastronómico através da riqueza do património local, com o enaltecer dos produtos, restauração e artesanato.
A Direção Regional de Empreendedorismo e Competitividade, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, com o apoio da Visit Azores, organizou este projeto, que reúne produtores e restauração local, e conta com a presença dos chefs Alexandre Silva (Fogo e Loco), David Jesus (Seiva) e Joel Vieira (Tasquinha do Vieira).
A partilha de experiências decorrerá em formato de encontros formativos com os representantes dos restaurantes inscritos, nos dias 20 e 21 de setembro, entre as 14:30 e as 16:30, na Aldeia da Cuada, estabelecimento aderentes à Marca Açores, na ilha das Flores. A iniciativa termina no dia 21, quinta-feira, com um jantar de prova convívio no mesmo local.
“Esta é uma iniciativa que se insere no âmbito da Marca Açores, promovida pelo Governo dos Açores, que tem como objetivo valorizar o território através dos produtos, a sua diferenciação e serviços das ilhas açorianas, particularizando aqui as Flores e o Corvo. O projeto pretende enaltecer e promover os vários produtos gastronómicos com relação direta com o património local, valorizando os produtores e restauração da Região – os principais intervenientes na tradução da expressão cultural das ilhas -, e tendo como grande objetivo promover as ilhas enquanto destinos turístico gastronómicos”, refere Bruno Belo, Diretor Regional do Empreendedorismo e Competitividade, acrescentando que “este encontro vai promover uma troca de experiências entre cozinheiros locais e externos, permitindo a partilha de competências, conhecimentos e modus operandi que permitam aprofundar a técnica e a abordagem da restauração aos produtos locais, em especial aos detentores do selo Marca Açores e aos que pretendam candidatar-se”.
Esta ação visa também promover estas ilhas do Grupo Ocidental como destinos turísticos, tendo por base as suas paisagens, trilhos de caminhada, lagoas, cascatas e pássaros raros.