IATA: Procura total de passageiros aéreos aumentou 7,1% em outubro
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) acaba de divulgar os dados sobre a procura global de passageiros em outubro de 2024, dando conta que a mesma aumentou 7,1% face a outubro do ano passado. A capacidade total cresceu 6,1% em termos homólogos e taxa de ocupação de outubro foi de 83,9%.
A procura internacional subiu 9,5% face a outubro de 2023 e a capacidade aumentou 8,6%. O fator de utilização subiu para 83,5%. Já a procura interna aumentou 3,5% e a capacidade cresceu 2% em termos homólogos, sendo que a taxa de utilização foi de 84,5%.
Mercados Internacionais de Passageiros
Todas as regiões apresentaram crescimento para os mercados internacionais de passageiros em outubro de 2024, face ao mesmo mês do ano anterior. A Europa teve os fatores de ocupação mais elevados e África apresentou um aumento acentuado, mas as Américas e o Médio Oriente sofreram quedas.
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico alcançaram um aumento anual de 17,5% na procura e a capacidade subiu 17,2% em termos homólogos e a taxa de ocupação foi de 82,9%.
As transportadoras europeias registaram um crescimento anual da procura de 8,7% e capacidade aumentou 7,3%, com a taxa de ocupação a ser de 85,7%.
Por sua vez, as transportadoras do Médio Oriente registaram um aumento anual de 2,2% na procura. A capacidade cresceu 2,5% em termos homólogos e a taxa de ocupação foi de 80,2%.
Já as transportadoras norte-americanas registaram uma subida anual de 3,2% na procura e capacidade aumentou 2,9% em termos homólogos, com a taxa de ocupação a ser de 84,2%.
As companhias aéreas latino-americanas registaram um aumento anual de 10,9% na procura e a capacidade subiu 11,6% em termos homólogos. A taxa de ocupação foi de 85,3%.
Por fim, as companhias aéreas africanas registaram um aumento anual de 10,4% na procura e capacidade cresceu 5,3% em termos homólogos. A taxa de ocupação subiu para 73,2%.
Mercados internos
Os EUA registaram um ligeiro declínio surpreendente, enquanto todos os outros principais mercados internos registaram um crescimento estável.
A crescente procura interna chinesa está a ser satisfeita com o aumento da utilização de aviões de fuselagem larga.