Hotel Trópico em Luanda celebra 50 anos

O Hotel Trópico, em Luanda, completou no passado dia 3 de fevereiro 50 anos. A história da unidade está preenchida por muitos eventos, presenças, episódios, momentos de enorme satisfação e sucesso, mas também de grandes dificuldades e desafios – nomeadamente em períodos de guerra e instabilidade política e consequentemente económica – todos eles abraçados com a determinação e capacidade suficientes para que ainda hoje seja uma unidade hoteleira ímpar na cidade, pela sua qualidade, longevidade e evolução, refere a TD Hotels, em comunicado.

Por ali passaram ao longo destas cinco décadas ilustríssimas figuras de Estado e de renome empresarial, religioso, institucional, social, económico e político, tendo o Hotel Trópico sido, também por isso, um digno anfitrião angolano de personalidades, instituições e empresas de nível mundial.

O Hotel Trópico é também um exemplo das fortes relações entre dois países irmãos: Angola e Portugal. É um Hotel construído em Luanda, mas com origem portuguesa. Com a fundação pelas mãos do empresário Serafim Lopes Andrade, em 1973; o qual viria décadas mais tarde a ser também ele sócio da Teixeira Duarte noutros negócios e empreendimentos em Portugal.

É um Hotel gerido durantes vários anos por portugueses, mas também em certos períodos da sua história por entidades estaduais angolanas. É um Hotel em que empresas portuguesas apostaram – com várias entidades a nele investirem, nomeadamente a Teixeira Duarte desde há 25 anos – mas onde sempre existiram parceiros, intervenientes e colaboradores angolanos. E é uma empresa onde existem sócios portugueses (a Teixeira Duarte) e angolanos.

Desde a sua aquisição pela Teixeira Duarte, destaca-se uma aposta na melhoria dos serviços, apostando nos colaboradores locais com formação e a construção de uma rede de fornecimento de bens, de equipamentos e serviços. O hotel passou por uma reabilitação entre 1998 e 2000, com ampliação do número de quartos de 200 para 280 e o acréscimo do segundo edifício; e por outra renovação em finais de 2013 e início de 2014.