HiJiffy capta 3.8M€, expande para a Alemanha e está a recrutar

Pioneira nos Assistentes de Voz e GPT-4 na hotelaria

A HiJiffy lançou em dezembro de 2022 o primeiro assistente de voz especializado em Hotelaria.

Representando um novo paradigma nas comunicações com os hóspedes ao ser capaz de lidar com comunicações de voz complexas, o assistente virtual multilíngue usa frases completas e oferece respostas de voz instantâneas que reproduzem uma interação muito próxima da humana.

Mais recentemente, em Março de 2023, a HiJiffy lançou o primeiro chatbot para hotéis “alimentado” por GPT-4, o qual usa o poder da Inteligência Artificial Generativa para lidar com perguntas e pedidos dos hóspedes com precisão e automação inigualáveis.

Presente em mais de 50 países, quer ser líder europeia

“Tendo Portugal, Espanha, França e Reino Unido como principais mercados, contamos atualmente com mais de 1.800 hotéis em 50 países, sendo as nossas receitas maioritariamente provenientes de clientes internacionais”, explica Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, sublinhando que “agora queremos entrar em força nos mercados alemão, suíço e austríaco para confirmar a HiJiffy como maior provedor europeu de inteligência artificial conversacional para hotéis”.

Para suportar a expansão para os novos mercados, bem como um novo produto que promete revolucionar a forma como os hotéis desenvolvem campanhas de marketing, a empresa pretende avançar com a contratação de 20 profissionais até ao final do ano. Várias vagas para as áreas de Produto, Vendas, Marketing, Apoio ao Cliente e Recursos Humanos estão já em aberto.

“Na HiJiffy seguirmos uma orientação remote-first, permitindo que os nossos colaboradores de 10 nacionalidades diferentes, entre os quais vários portugueses localizados quer no continente como nas ilhas, tenham flexibilidade para escolher o sítio a partir de onde trabalham”, esclarece o cofundador.

“Não obstante, como promovemos encontros regulares, e de forma a acomodar o crescimento da equipa, vamos inaugurar novos escritórios na Vidigueira (Beja), local de fundação da empresa e onde – com grande orgulho – se manterá a sede oficial, que agora passará para o centro tecnológico criado pela autarquia. Adicionalmente, vamos abrir um novo escritório em Lisboa, no Heden Sta. Apolónia”, acrescenta Tiago Araújo.

Ronda vem impulsionar o crescimento

A ronda, liderada pela Caixa Capital, eleva para 6,2M€ o montante de investimento já levantado pela empresa. À Caixa Capital juntou-se a Lince Capital, bem como a Portugal Ventures, que já havia investido na HiJiffy em 2020.

Aos 2,5M€ investidos pelas sociedades de capital de risco acrescem 1,3M€ concedidos pela Comissão Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência, um apoio que surge no âmbito da “Agenda Acelerar e Transformar o Turismo”, projeto do qual fazem parte mais de 30 empresas de referência do setor do turismo em Portugal.

Walter Palma, diretor de Venture Capital da Caixa Capital, realçou: “Vemos na HiJiffy a energia e capacidade para criar um player global na transformação digital do setor hoteleiro, onde a utilização da inteligência artificial será uma peça fundamental e diferenciadora na otimização da experiência do hóspede”.

Pedro Mello Breyner, vogal Executivo da Portugal Ventures, refere que “a Portugal Ventures nesta ronda de investimento reforçou a sua posição na HiJiffy, evidenciando como continua a acreditar no potencial do seu produto e da equipa liderada por Tiago Araújo. A HiJiffy, presente em mais de 50 países, vai continuar a apostar na internacionalização com a entrada nos mercados germânicos, que irá criar desafios importantes no crescimento da empresa e da sua equipa, bem como no desenvolvimento de novos produtos, que têm como objetivo tornar a HiJiffy como uma referência na Inteligência Artificial conversacional para hotéis.”

Aumentar receitas dos hotéis e mitigar falta de mão de obra

A solução da HiJiffy permite que os hoteleiros aumentem as suas receitas com reservas diretas e upselling ao mesmo tempo que automatizam inúmeras tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado, reduzindo custos operacionais e fazendo face à falta de staff.

“A este nível importa salientar que não pretendemos eliminar a componente humana, mas antes por canalizá-la para as atividades que realmente geram mais-valias”, esclarece o CEO.

  • Pré-estadia

Na fase da pré-estadia, a IA da HiJiffy assegura uma resposta instantânea às diferentes questões dos hóspedes com taxas de automação acima de 85% em mais de 130 idiomas e nos diferentes canais de comunicação dos hotéis – do chat no website ao Facebook ou WhatsApp, passando pelo Instagram até ao Google My Business.

A solução permite que os hóspedes façam reservas de forma simples, rápida e 100% digital onde quer que estejam, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem necessidade de interação humana e com total integração com os sistemas de gestão dos hotéis.

  • Estadia

Durante a estadia, para além de facilitar a digitalização de processos como o check-in ou check-out, a solução da HiJiffy permite que os hóspedes obtenham respostas instantâneas sobre o funcionamento do hotel – ex. horário do pequeno-almoço ou como funciona o acesso ao estacionamento -, ou que possam solicitar de forma simples e contactless qualquer tipo de serviço que o hotel ofereça: reservar restaurante ou marcar tratamento de Spa.

Por outro lado, também automatiza o Serviço de Quarto, assim como outro tipo de pedidos relacionado com limpeza e manutenção, seja a limpeza de um quarto, requisição de toalhas, reparação de uma TV avariada, etc.

Adicionalmente a campanhas de upselling, recorrendo à solução da HiJiffy os hotéis podem ainda distribuir questionários de satisfação e desenvolver campanhas de promoção de reviews de forma automatizada.

*Este conteúdo é da responsabilidade da HiJiffy.