Highgate Portugal adere ao UN Global Compact
A Highgate Portugal aderiu ao United Nations Global Compact (UN Global Compact), uma iniciativa do Secretário-Geral das Nações Unidas que contribui para a sustentabilidade ao estimular e reconhecer boas práticas e políticas passíveis de aplicação.
A adesão expressa o comprometimento, valores e ações focadas na sustentabilidade e que se enquadram nos procedimentos ESG (Environment, Social e Governance) da Highgate Portugal, em linha com as normas atuais e obrigatórias, integradas na Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e, por conseguinte, também nos Dez Princípios do UN Global Compact.
“Esta importante adesão reforça o nosso compromisso para com os princípios ESG, implementados no dia a dia da gestão do portefólio de 14 unidades hoteleiras e três campos de golfe. Através de várias práticas queremos ser agentes ativos da mudança na nova economia sustentável. Um dos vários exemplos da nossa intervenção, neste caso na vertente ambiental, foi a instalação de cerca de 2500 painéis fotovoltaicos em seis hotéis e um campo de golfe, que irá fornecer à volta de 7% de toda a energia necessária para estas infra-estruturas”, acrescenta Francisco Santos, Head of Health, Safety & Environment da Highgate Portugal.
Na área da intervenção social, a empresa destaca-se pela promoção da igualdade e inclusão na sua política de recursos humanos e pelas parcerias com associações para integração de pessoas com necessidades especiais. Prevê ainda arrancar, em 2025, com outras parcerias que reforcem a necessidade de inclusão, dignidade de vida e os direitos humanos.
No que respeita ao ambiente, as ações são diversas, entre as quais as políticas de redução de resíduos, de desperdício alimentar e consumos energéticos e de água, bem como a instalação de painéis fotovoltaicos e de contadores inteligentes com telemetria ou a reutilização da água nos campos de golfe. Em 2023, foi também lançado o programa Eco Wheels destinado aos colaboradores e que abrange o fornecimento de bicicletas, incentivo financeiro ao uso de veículos partilhados e parceria com empresa de transporte TVDE.
A governação da Highgate Portugal é regida por códigos de ética, conduta e transparência, incluindo inúmeros critérios, como a estrutura do conselho de administração, satisfação dos clientes e a cadeia de abastecimento.
No âmbito desta adesão, Francisco Santos participou recentemente na Web Summit a convite da UN Global Compact Network Portugal, numa conversa com o Chairman da UNGCNP Mário Parra da Silva, tendo tido a oportunidade de dar a conhecer a estratégia e atuação da Highgate Portugal na área da sustentabilidade.