Henriques & Henriques: A arte de fazer vinho na Madeira
Desde 1850 que a Henriques & Henriques ocupa um lugar de destaque na viticultura na ilha da Madeira, e hoje também recebe turistas na unidade da Quinta Grande e na adega de Câmara de Lobos.
A viticultura e a arte de fazer vinho são o universo da Henriques & Henriques (H&H), cujo historial remonta a 1850, altura em que foi fundada por João Gonçalves Henriques, passando em 1912 para as mãos dos filhos Francisco Eduardo e João Joaquim. Estabelecida em Câmara de Lobos, onde detém grandes terrenos com vinhas, inicialmente a sua atividade no Vinho da Madeira era no sentido de comercializar partidas de vinho, que eram então vendidas a outros exportadores. Mas em 1925 iniciou-se como exportadora dos seus vinhos. Em 1968, com a morte do último Henriques, que não tinha descendentes, a empresa foi herdada por três amigos e colaboradores, Alberto Nascimento Jardim, Peter Cossart (que fez 53 vindimas na companhia) e Carlos Nunes Pereira, que mantiveram a tradição familiar de há 200 anos na produção dos melhores vinhos da Madeira.
A empresa apostou na expansão em 1992, investindo em novas instalações em Câmara de Lobos, onde estão os escritórios, laboratório, sala de provas, loja, armazéns com frente envidraçada para envelhecimento de vinhos em casco e, na cave, tanques em aço inox. Construiu também um novo centro de vinificação na Quinta Grande e, três anos mais tarde, um novo vinhedo.
“A tradição dos nossos métodos de produção foi transmitida por um processo sucedâneo, em que cada um dos winemakers foi sabendo, ao longo do tempo, qual a definição e o estilo de vinhos da H&H, que deu o destacado reconhecimento e distinção no passado e que se mantém nos dias de hoje”, sublinha Humberto Jardim, atual CEO da empresa. A H&H prima por ter sempre conseguido manter a sua produção em níveis de qualidade muito elevados e de uma forma consistente.
A H&H recebe também visitas de turistas na unidade de produção na Quinta Grande, nos seus vinhedos, bem como na adega de envelhecimento de Câmara de Lobos, onde se organizam provas de Madeira de diversas idades, colheitas e frasqueiras, com ou sem “foodpairing”.
Novo vinho 50 anos
A H&H aposta na inovação e lançou recentemente o seu primeiro vinho na categoria de 50 anos, com a designação da casta Tinta Negra no rótulo. Foi “Vinho do Ano 2015” pela revista Wine e esteve no TOP10 de vinhos fortificados na Essência do Vinho, no Porto.