HEART by AHP quer escalar o projeto Hospes com os hotéis nacionais
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentou esta quarta-feira a sua nova marca do Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O HEART – Hospitality, Environment and Responsible Tourism irá substituir assim a anterior designação HOSPES, que evoluiu desde 2013 para se tornar uma plataforma estratégica de promoção da economia circular e de parcerias com IPSS, com impacto significativo na responsabilidade ambiental e social na atividade hoteleira.
Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, durante a iniciativa destacou os resultados conseguidos ao longo dos últimos 11 anos, onde se destacam 278 mil bens e equipamentos reintroduzidos na economia social através de IPSSs, num valor estimado de 6,5 milhões de euros (valor de degradação dos bens) e que poderão ter significado uma poupança de ágia na ordem dos 774 milhões de litros. Para a reciclagem, os dados apontam para um valor de 74 toneladas, sendo que 34,4 referentes a equipamentos elétricos e eletrónicos, 27 toneladas de papel, 11 de óleo alimentar e 1,4 de têxteis.
A responsável deu ainda conta que participaram no programa 347 hotéis associados, num universo de 1800 no país, o que significa, para a CEO da AHP, que há um potencial de escalar o trajeto deste projeto “e isso é responsabilidade nossa, ultrapassar a lógica individualista de cada hotel”, reforçando que “temos que trabalhar em escala e trabalhar em rede”. Quanto à evolução do programa, a responsável indica que se irão manter os seus princípios basilares – doações; reduzir, reutilizar e reciclar; e economia circular. Mas há outras ações que serão introduzidas neste nova fase como a capacitação e integração seja de emigrantes como de pessoas desfavorecidas, o voluntariado corporativo e ao nível do emprego inclusivo.