Guestcentric: Estabilização da procura de viagens e aumento do uso da IA são tendências para 2024

A Guestcentric acaba de divulgar as tendências-chave que deverão influenciar as viagens e o turismo em 2024. Destaca-se a estabilização da procura de viagens, o aumento do uso de Inteligência Artificial (IA) e a adoção generalizada do HyperCommerce pelos hoteleiros.

Para 2024, a Guestcentric prevê que a procura por viagens se estabilize, reflexo do aumento nos custos de vida e o seu efeito nas despesas discricionárias dos consumidores. As viagens de grupo motivadas por negócios – conferências, congressos e reuniões entre outros – mantêm-se robustas, comprovando o interesse e entusiasmo sustentado por estes eventos.

embora as reservas para dezembro de 2023 tenham ultrapassado os níveis de 2022, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estão a níveis muito próximos do mesmo período em 2023

Para o início de 2024 e, com base nos dados do portfólio de hotéis na plataforma da Guestcentric, prevê-se que, pese embora as reservas para dezembro de 2023 tenham ultrapassado os níveis de 2022, as reservas para o primeiro trimestre de 2024 estão a níveis muito próximos do mesmo período em 2023.

Estes dados reforçam a importância de os hoteleiros se manterem com foco no negócio, mas também ágeis nas suas estratégias comerciais, para responderem rapidamente a um mercado em constante mutação.

A Inteligência Artificial (IA) continuará a revolucionar as operações hoteleiras em 2024, melhorando e otimizando os serviços prestados aos hóspedes

A Inteligência Artificial (IA) continuará a revolucionar as operações hoteleiras em 2024, melhorando e otimizando os serviços prestados aos hóspedes – desde um check-in mais personalizado até uma estadia num tipo de quarto mais ajustado às suas preferências.

A adoção pelos hotéis do HyperCommerce também surge como uma estratégia transformadora, simplificando o panorama tecnológico complexo dos hotéis e transformando a experiência do hóspede com as suas ofertas e propostas hiper personalizadas.

Recomenda-se que os hotéis invistam em desenvolver uma estratégia de CRM com recurso a ferramentas especializadas, para analisar os dados e o perfil do hóspede.

É inevitável que nesta era da personalização, o cliente espere cada vez mais que a sua experiência e estadia sejam mais personalizadas. Recomenda-se que os hotéis invistam em desenvolver uma estratégia de CRM com recurso a ferramentas especializadas, para analisar os dados e o perfil do hóspede. Ao conhecer o seu comportamento online, podem criar ofertas alinhadas às preferências do hóspede. Além disso, à medida que a procura por experiências personalizadas aumenta, a Guestcentric prevê para 2024, uma transição gradual para preços baseados nos atributos específicos do hotel, especialmente em termos da localização do quarto e das comodidades que este oferece.

A sustentabilidade continua a ser um pilar na estratégia dos hotéis, com foco nas Pessoas, no Planeta e na Rentabilidade. Para responder às expectativas cada vez mais elevadas e complexas dos clientes, e face aos desafios que enfrentam os hotéis para atrair e reter colaboradores, a Guestcentric recomenda que os hotéis usem a tecnologia numa ótica de sustentabilidade económica – reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade das suas equipas.

Outras tendências incluem novos modelos de negócios e oportunidades para os hotéis desenvolverem fontes de receitas adicionais. É uma evolução transformadora na indústria hoteleira e espelha o modelo das companhias aéreas, na melhoria e no aperfeiçoamento da experiência do hóspede. Ao destacar este novo paradigma de negócios, a Google alertou para o decréscimo nas reservas de viagens de lazer em 2023. Pelo seu lado, a Guestcentric previu um potencial redirecionamento da procura para as viagens corporativas e também de bleisure (business + leisure), sublinhando a importância de uma adaptação estratégica – e rápida – pelos hotéis.

recomenda-se fortemente que os hotéis intensifiquem e invistam nas suas estratégias de redes sociais, especialmente em plataformas como o Instagram e o TikTok, para alcançar e envolver efetivamente um público-alvo mais amplo

Além disso, recomenda-se fortemente que os hotéis intensifiquem e invistam nas suas estratégias de redes sociais, especialmente em plataformas como o Instagram e o TikTok, para alcançar e envolver efetivamente um público-alvo mais amplo, numa era em que a atenção do consumidor é cada vez mais limitada. Olhando para o panorama que se avizinha em 2024, vemos os hotéis focados no crescimento dos seus canais de vendas diretas, tornando-os prioritários através de ofertas exclusivas, incentivos personalizados e programas de fidelização robustos.

Pedro Colaço, CEO da Guestcentric, resume assim as tendências identificadas: “Estas tendências servem como uma bússola para assegurar aos hoteleiros um crescimento sustentável do seu negócio, mantendo e desenvolvendo experiências excepcionais para os seus hóspedes. A chave está na capacidade de adaptação, na abertura à inovação e num compromisso genuíno em superar as expectativas dos clientes. Ao alinhar as suas estratégias a estas tendências, os hotéis conseguirão impactar o seu cliente de forma duradoura, assegurando assim as suas posições de liderança na indústria – não apenas em 2024, mas também nos anos vindouros.”