GROHE – Soluções de design diversificadas e sustentáveis

A GROHE está presente no mercado português desde 1996, com a unidade fabril de Albergaria-a-Velha, que hoje exporta cerca de 160 milhões de euros por ano. Na vertente comercial, e após crescimentos robustos, uma crise pelo meio e nova recuperação desde 2014, a marca teve em 2020 o seu melhor ano de sempre em vendas em Portugal.

O segmento da hotelaria foi sempre importante para a GROHE, representando cerca de 20% do volume de vendas, tendo em conta projetos de construção nova e renovações. Após algum abrandamento devido à pandemia do Covid-19, a marca acredita que a recuperação da atividade de renovação se inicie a partir de outubro, após a época alta.

“Melhorar os lares de todos em todo o lado”
Este é o lema da GROHE – “melhorar os lares de todos em todo o lado”. Filosofia que foi reforçada com a integração na LIXIL, grupo japonês de presença mundial. As sinergias que resultaram deste processo têm permitido proporcionar ao mercado europeu um conjunto de soluções técnicas mais diversificadas, nomeadamente nos produtos ligados à construção e à água.

Na GROHE, os produtos relacionados com a água assentam em quatro pilares: tecnologia, performance, design e sustentabilidade. Em termos tecnológicos, destaque para a sanita inteligente Sensia Arena, que dispensa a utilização de papel higiénico – um excelente exemplo da influência japonesa na higiene. Já na vertente da performance a marca disponibiliza variantes de baixo consumo de água Ecojoy em lavatório e duche. No design, de referir que, nos últimos dez anos, a GROHE ganhou mais de 490 prémios. E, na vertente da sustentabilidade, desde 2020 que está a produzir com impacto neutro de CO2, sendo que tem como meta retirar o plástico de todas as embalagens até final de 2021.

Com um portefólio muito abrangente, a empresa tem produtos core como as torneiras de casa de banho, as soluções de duche, as misturadoras de cozinha e as estruturas de encastrar para loiça sanitária suspensa. E já tem novidades “na calha”, como a renovação da gama mais icónica da marca, a EuroSmart; o lançamento de novos modelos de duche de maior conforto; e o lançamento a 16 de março do hub GROHE X (www.grohe-x.com), a plataforma de conteúdos multimédia da GROHE – pioneira a nível mundial –, onde serão partilhadas todas as novidades sobre a insígnia e o setor, e que funcionará como local de interação entre o utilizador e a equipa da empresa (desde os profissionais aos parceiros de negócio, passando pelo consumidor final).

Especificamente a pensar na hotelaria, e dada a tendência observada neste segmento no sentido de encurtar os ciclos de renovação das suas unidades, e da consequente redução dos orçamentos disponíveis, a GROHE tem apostado em gamas de produto mais económicas e com design cosmopolita, mantendo as valências de redução de consumo de água. Quanto ao segmento da restauração, o último ano foi de upgrade para soluções touchless, em linha com a sensibilização para os novos requisitos de hábitos de higiene. Neste sentido, os produtos eletrónicos vieram para ficar, sendo que a marca irá disponibilizar cada vez mais soluções sem toque, sobretudo a pensar nos espaços públicos.

O portefólio da empresa fala por si no que diz respeito à qualidade, durabilidade e inovação, sendo que a mais-valia da GROHE resulta também do serviço pós-venda, no qual conta com parcerias de há muitos anos com os quatro centros de assistência técnica que cobrem o país. Com a GROHE, 90% dos pedidos de assistência são contactados no mesmo dia. De destacar também o reconhecimento internacional da GROHE, um referencial qualitativo inegável.