A Ambitur pretende dar-lhe a conhecer nesta rubrica os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. Hoje viemos conversar com Sara Ferrão, diretora de Recursos no The One Palácio da Anunciada e no H10 Duque de Loulé, do Grupo H10 Hotels.
Sara Ferrão nasceu em 1986, na Covilhã e foi na Universidade da Beira Interior que se licenciou em Sociologia e, mais tarde, obteve o grau de mestre em Política Social. E era na área da Política Social que sonhava trabalhar. O primeiro contacto com o mercado de trabalho ocorreu no Ministério da Justiça, na área da Reinserção Social de reclusos. Mais tarde, sempre direcionada para a área da intervenção social, trabalhou em projetos de combate à violência doméstica no interior do país, na área da inclusão social junto de indivíduos portadores de deficiência, na área da terceira idade e na área do ensino universitário e profissional.
Outro sonho, o de viver no sul do país, levou-a a aceitar um novo desafio, o de integrar um estágio profissional no Grupo Tivoli, que acabou por ser o seu passaporte de entrada para a área dos Recursos Humanos. Foi nesse projeto que nasceu a forte ligação de Sara à hotelaria e à arte de trabalhar para pessoas no setor do turismo, confessa.
Quando começou a trabalhar na atual empresa e como tem sido a evolução?
Integrei o Grupo H10 Hotels, uma cadeia hoteleira espanhola que decidiu abrir a sua primeira unidade em Portugal no ano de 2015. Iniciei este percurso como Responsável de Recursos Humanos há nove anos atrás, participando na abertura do H10 Duque de Loulé Boutique Hotel. Uma experiência única e apaixonante, pelo desafio de ser a primeira empresa do grupo em Portugal, como também por ser a minha primeira experiência de liderança na área de RH em hotelaria.
Em 2019, a H10 Hotels aposta em mais um projeto em Lisboa com a abertura do The One Palácio da Anunciada. Uma nova abertura solidificou a minha ligação à empresa e o meu desejo de continuar a trabalhar em parceria com a H10 Hotels na formação, retenção, motivação e crescimento dos nossos colaboradores. Atualmente, sou a Diretora de Recursos Humanos do H10 Duque de Loulé Boutique Hotel e do The One Palácio da Anunciada e sou agradecida por este percurso.
Qual é o seu dia-a-dia – no fundo, qual o trabalho/funções de um responsável de RH?
Ser responsável de RH é acima de tudo ser parte integrante da operativa diária do hotel, pois a dimensão da empresa ainda permite essa gestão. Dedico sempre algum tempo do meu dia de trabalho em estar no terreno com os colaboradores e com os responsáveis de departamento, a
observar in loco o funcionamento da empresa, no seu nível micro e macro. Sempre com o pilar da minha equipa de RH, sou responsável por todas as áreas de Recursos Humanos da empresa, destacando o recrutamento, payroll, planos de estágios e carreiras, comunicação interna, área do desenvolvimento e ações de employer branding, responsabilidade social e corporativa, todo o processo de integração e onboarding dos nossos colaboradores, formação interna e externa, gestão de conflitos e apoio aos colaboradores, e também faço parte integrante do desenvolvimento do Sistema de Qualidade interno nos vários departamentos de ambos os hotéis – H10 Quality Excellence Management System, programa certificado pela ISO 9001.
Qual a dimensão da empresa a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros do hotel/empresa (em que categorias se dividem os trabalhadores)?
A H10 Hotels em Portugal é constituída, neste momento, por cerca de 200 colaboradores divididos pelas duas unidades hoteleiras. Os departamentos de direção, comercial, accounts e RH gerem ambas as unidades, com o apoio da sede central da H10 Hotels situada em Barcelona.
Quem são os candidatos que a sua empresa procura? Qual o perfil e competências desejados?
A personalidade do candidato deve ser ao máximo adequada à missão, visão e valores da empresa. Um candidato pode ter a competência técnica de topo, mas acima de tudo, no recrutamento e seleção de cada perfil é essencial percebermos se aquele candidato se enquadra com a sua equipa (líder e pares). Procuramos candidatos que tenham sobretudo compromisso profissional, valores como respeito, responsabilidade e honestidade, orientado para o atendimento ao cliente interno e externo, com capacidades comunicativas e foco para o detalhe e trabalho em equipa. Temos apostado, ultimamente, em integrar em várias funções de cada departamento candidatos mais velhos que possam enriquecer a experiência dos mais juniores.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
Pela mudança de paradigma. É possível trabalhar em hotelaria e conciliar a vida profissional com a pessoal em todos os departamentos do hotel, através das diretrizes corretas para cada gestor de departamento, e tendo por base uma direção que permite essa gestão. Pelo excelente clima laboral que se vive nas nossas unidades que é fundamental para a retenção de talento e para atrair novos profissionais. Pela aposta na promoção interna e no plano de carreira dos nossos colaboradores.
O que a levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
Porque trabalhar para pessoas permite-me orientar, apoiar e empoderar cada colaborador. A título de exemplo, é gratificante integrar um colaborador como copeiro e voar para outro projeto como subchefe de cozinha. Os RH são a “espinha dorsal” de uma organização.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
Ter empatia, assertividade, ser bom comunicador, ser resiliente, atento, organizado e detentor da arte de saber escutar e saber agradecer. Ter capacidade analítica, boa gestão de tempo e prioridades. Saber lidar com diversos perfis e personalidades.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
Na sua essência, o profissional de RH deve ter conhecimento do negócio, de todas as suas áreas de atuação, para conseguir moldar as capacidades de cada colaborador (juntamente com chefias e direção) para as necessidades de cada função dentro de uma organização. O objetivo máximo é contribuir para a fidelização de clientes, para a estabilidade e para o crescimento da empresa hoteleira, através da moldagem do tipo de liderança e do enfoque no bem-estar do colaborador.
Os RH têm também de criar valor para o próprio negócio.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
O meu maior desafio e, simultaneamente, o que se torna mais difícil na minha profissão é reter o talento da organização. É preciso fazer match com uma série de vetores essenciais (clima laboral, formação, política de benefícios, tipos de liderança, política de gestão) para manter quem é realmente válido numa empresa.
O que me dá mais prazer é cuidar do capital humano. É poder contribuir, em conjunto com a direção, para a força que cria a cultura da empresa. No seu nível mais micro, poder trabalhar com uma multiculturalidade encantadora de pessoas que me ensinam diariamente a ser melhor profissional.





















































