Geração RH com Pedro Mendes, do Conrad Algarve

A Ambitur pretende dar-lhe a conhecer nesta rubrica os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. Estamos hoje com Pedro Mendes, diretor de Recursos Humanos no Conrad Algarve.

Pedro Abrantes Mendes nasceu em Lisboa, a 4 de abril de 1983. Licenciado em Direito, teve a sua primeira experiência de trabalho como técnico de relações laborais no Grupo Jerónimo Martins. Mas foi na Hotelaria que acabou por vir parar, em 2023, admitindo que se sentiu fascinado pela hospitalidade das pessoas que trabalham nesta área de negócio e “que tudo fazem para que tenhamos experiências e memórias inesquecíveis”.

Quando começou a trabalhar no atual hotel e como tem sido a evolução?

Iniciei as minhas atuais funções no Conrad Algarve em fevereiro de 2023 e tem sido um processo de aprendizagem intenso mas fascinante uma vez que se trata da minha primeira experiência em Hotelaria depois de praticamente 14 anos a trabalhar na área de retalho alimentar. No final de cada dia, é tudo sobre as pessoas.

Qual é o seu dia-a-dia no hotel?

Procuro incutir / sensibilizar na minha equipa e nos meus colegas de outros departamentos que, de uma forma muito autêntica e genuína, devemos trabalhar todos os dias para construir uma cultura de princípios e valores, de credibilidade, em que os nossos colaboradores sintam que podem atingir todos os seus objetivos e que, no final do dia, podem confiar em nós e se sentem seguros e reconhecidos.

Os meus dias começam muito cedo de forma a poder acompanhar as nossas pessoas nos ciclos mais importantes da nossa operação. Analiso os diversos relatórios e indicadores de performance para poder, em conjunto com a minha equipa, tomar as melhores decisões nas diferentes áreas funcionas de Recursos Humanos – desde o recrutamento, formação e desenvolvimento, comunicação com foco nas relações externas / internas e engagement, compensação e benefícios, área laboral e processual e claro que trabalhamos de forma organizada e planeada os nossos projetos estratégicos sempre alinhados com os objetivos da própria Hilton de forma a concretizarmos o nosso objetivo principal que é sermos considerados pelas nossas equipas como o melhor local para se trabalhar no Algarve e em Portugal.

 

Equipa de RH

Qual a dimensão do hotel a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros do hotel?

Tenho o privilégio de ter a melhor equipa com que já trabalhei em todos estes anos de carreira. É uma equipa de Recursos Humanos constituída por enormes seres humanos, multifuncional e capacitada para trabalhar as diferentes áreas de Recursos Humanos e que foram referidas anteriormente.

Quem são os candidatos que o seu hotel procura? Qual o perfil e competências desejados?

Procuramos acima de tudo candidatos com energia, apaixonados e entusiasmados por natureza, que gostem de pessoas e do relacionamento interpessoal, que não tenham receio de arriscar e da tomada de decisão, procuramos sempre potenciais líderes. Num mercado de trabalho caracterizado pela escassez de recursos, damos sempre prioridade a competências relacionais e comportamentais.

Porque devem os futuros profissionais do setor escolher o seu hotel para trabalharem?

No Conrad Algarve, todos os colaboradores, independentemente da sua origem, função ou antiguidade, podem ter voz ativa e fazer parte do processo de tomada de decisão. Costumo dizer com frequência que, a maior e melhor fonte de conhecimento e aprendizagem é a diversidade de pensamento e opinião dos nossos colaboradores. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, sabemos que somos diferentes porque assumimos o compromisso de dar às nossas equipas a necessária autonomia para tomarem decisões se acham que as mesmas promovem verdadeiros valores humanos. As nossas equipas são a nossa prioridade diária e temos a certeza que dessa forma os nossos colaboradores irão sentir o mesmo em relação aos nossos hóspedes.

Também porque na Hilton existem infinitas oportunidades de progressão e carreira internacional uma vez que a Companhia tem já um portfolio de 24 marcas muito atrativo adaptado às necessidades do mercado com presença em 126 países e com mais de 7.600 hotéis e resorts.

O que o levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?

Pelo contacto com as pessoas e porque bem cedo percebi que é o único departamento que contacta diariamente com todas as áreas de negócio e que isso representaria uma mais valia no processo de evolução e progressão de carreira.

Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?

Muita empatia e tolerância no relacionamento interpessoal, orientação para pessoas, bom senso e acima de tudo, integridade e honestidade.

Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?

Ser o ponto de equilíbrio entre as necessidades de cada uma das pessoas e os objetivos de negócio. Somos os primeiros embaixadores da nossa cultura e dos nossos valores.

Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?

O atual contexto do mercado de trabalho e a velocidade com que o mundo e as pessoas estão a mudar. Se não tivermos a agilidade necessária para nos anteciparmos, não seremos bem sucedidos.