Geração RH com Carlos Ribeiro, da Amazing Evolution
A Ambitur pretende dar-lhe a conhecer nesta rubrica os profissionais que trabalham na área dos Recursos Humanos no setor do turismo em Portugal, partilhando o seu perfil, percurso e dia-a-dia de trabalho. Hoje estamos com Carlos Ribeiro, que trabalha na área de Formação e Desenvolvimento de Pessoas na Amazing Evolution, um departamento que nesta empresa dá pelo nome de People & Culture, pois “temos bem presente que as pessoas são mais importantes do que os processos e devem sempre vir primeiro do que estes”.
Carlos Ribeiro nasceu em Lisboa e começou por trabalhar como professor de Educação Física, área em que se formou e onde tirou a especialização em Futebol de Alto Rendimento. Mas a paixão de bem receber e pela qualidade de serviço que gosta de entregar a todas as pessoas que com ele se cruzam levaram-no por outros caminhos, do turismo e da hotelaria. O profissional garante este é um setor que lhe oferece a oportunidade de criar experiências memoráveis e satisfatórias para os outros, o que considera “extremamente gratificante e motivador”, resumindo esta paixão em duas palavras: “ajuda incondicional”.
O profissional explica que a área dos Recursos humanos cobre inúmeras valências, sendo a formação e a motivação contínuas algumas delas. Carlos Ribeiro divide o seu tempo entre o escritório da Amazing Evolution e os diversos projetos geridos pela empresa, em todo o país, sempre focado na interação e desenvolvimento das pessoas envolvidas e em dinâmicas potenciadoras de enriquecimento pessoal e coletivo. E não hesita em sublinhar que “a realização profissional e a felicidade alcançadas no local de trabalho são valores de uma importância inestimável e o combustível de que se alimentam ambientes e empresas saudáveis e de sucesso”.
Quando começou a trabalhar na Amazing Evolution e como tem sido a evolução?
Iniciei as minhas funções de forma mais efetiva e permanente na Amazing Evolution em janeiro de 2020, com vista a desenvolver a área da Formação e Coaching. No entanto, a minha colaboração com a Amazing começou desde a sua fundação. Inicialmente, o meu envolvimento e contributo consistiam em consultoria na fase de conceção, construção ou remodelação de ginásios nos hotéis geridos pela empresa, graças ao meu background, de mais de 20 anos de experiência no setor do Fitness. A evolução tem sido positiva, permitindo-me aplicar os meus conhecimentos sem qualquer constrangimento e, com isso, integrar os valores e práticas do Coaching na cultura da empresa. Pensar o conjunto a partir de cada indivíduo, incutindo espírito de equipa e fornecendo ferramentas várias, que permitem manter o foco, o moral em alta e a vontade de crescer e aprender. Num setor tão exigente quanto a hotelaria, em que se lida diretamente com o público, acompanhar as pessoas é de vital importância.
Qual é o seu dia-a-dia no hotel e na empresa? No fundo, qual o trabalho e as funções de um responsável de RH?
A nossa principal missão é desenvolver um programa de coaching que identifique as necessidades dos colaboradores e planeie intervenções adequadas para cada situação. Assim, grande parte do meu tempo é dedicada a ouvir os colaboradores, tanto em termos profissionais como pessoais. Converso com as pessoas para as ajudar a identificar competências e dificuldades e a alcançar os seus objetivos de carreira, promovendo o autoconhecimento e a autoavaliação, sempre alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.
Atualmente, estamos focados em desenvolver um programa de coaching específico para líderes. Identificámos que, dentro das unidades geridas pela Amazing Evolution, há frequentes promoções internas que necessitam de acompanhamento e suporte adicional, com vista a formar equipas de alta performance e para auxiliar na resolução de conflitos. Este esforço visa garantir que os nossos líderes estejam bem preparados para enfrentar desafios e promover um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo. Objetiva ainda a criação de meios que permitam o crescimento, pessoal e do grupo, bem como a descoberta individual de novas capacidades.
Qual a dimensão da empresa a nível de recursos humanos e como é constituída a orgânica dos quadros?
A Amazing Evolution conta com cerca de 46 colaboradores, distribuídos por dois escritórios. A nossa estrutura organizacional é bastante horizontal, facilitando o acesso aos responsáveis de cada departamento e mesmo à nossa CEO, Margarida Almeida. Esta abordagem permite uma comunicação mais direta, fluida e eficiente, menos formal e mais acessível, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e integrado. Os colaboradores estão divididos em diversas categorias, conforme as suas funções específicas, mas a estrutura mantém-se acessível e aberta, incentivando a interação e a cooperação entre todos.
Quem são os candidatos que a sua empresa procura? Qual o perfil e competências desejados?
Citando a nossa CEO, Margarida Almeida: “Primeiro, têm de ser boas pessoas”. Por outras palavras, a capacidade de ser empático, de saber respeitar as pessoas e o mundo à sua volta, e de se conectar com os outros é fundamental para promover um ambiente de trabalho positivo, rico e motivador, que inspire vontade de entrega, que traga ao de cima as melhores competências de cada um e aumente o seu potencial de crescimento. Procuramos candidatos que, além de possuírem as necessárias competências técnicas e académicas para as suas funções, demonstrem habilidades interpessoais fortes, como comunicação eficaz, trabalho em equipa e uma atitude proativa. Valorizamos a criatividade, a inteligência emocional, as soft skills e pessoas que contribuam para a nossa cultura organizacional, que sejam dedicadas, resilientes e com uma forte ética de trabalho. Atrai-nos o rigor, mas igualmente um olhar original sobre o mundo, os problemas e formas de os resolver.
Porque devem os futuros profissionais do setor escolher a sua empresa para trabalharem?
Somos uma empresa disruptiva no mercado, na medida em que não somos proprietários de nenhum dos nossos projetos, o que nos confere um estatuto único na forma como gerimos cada um deles. Estamos em crescimento e prontos para incorporar pessoas talentosas que queiram contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da empresa e do setor hoteleiro. Oferecemos um ambiente dinâmico e inovador, onde os colaboradores têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, trabalhar em projetos diversificados e fazer parte de uma equipa que valoriza a criatividade e a colaboração. A Amazing Evolution é o lugar ideal para aqueles que desejam crescer junto com a empresa e fazer a diferença no setor.
O que o levou a especializar-se e trabalhar na área de RH?
O que me levou a especializar-me e trabalhar na área de Recursos Humanos foi o gosto pelo crescimento das pessoas ao meu redor, ajudando-as a ultrapassar os seus limites, sejam estes impostos por terceiros ou autoimpostos. Profissionalmente, não há nada que me dê mais prazer do que ver as outras pessoas, independentemente da função ou responsabilidade, superarem as suas limitações autoimpostas, extravasarem o seu potencial. A satisfação de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores é o que me motiva diariamente na minha carreira em RH.
Que competências considera necessárias para ser profissional na área de RH?
Para ser um profissional de Recursos Humanos, considero essenciais as seguintes competências: empatia, comunicação eficaz, capacidade de escuta ativa, resolução de conflitos, adaptabilidade, conhecimento técnico e, o mais importante, capacitação no “desenvolvimento de pessoas”.
Qual a mais-valia que um profissional de RH pode trazer a uma empresa turística/hoteleira?
No nosso caso, penso que um profissional de RH com formação em coaching agrega um valor significativo à organização, ajudando a alinhar os objetivos individuais dos colaboradores com as metas da empresa, promovendo uma cultura de desenvolvimento contínuo e melhorando o desempenho geral. Esta abordagem não só facilita a retenção de talentos e a satisfação dos colaboradores, como também contribui para a criação de um ambiente de trabalho positivo e motivador, essencial para o sucesso na indústria turística e hoteleira.
Quais os maiores desafios da sua profissão? O que lhe dá maior prazer e considera ser mais difícil?
O maior desafio é ganhar a confiança das pessoas e alcançar nas sessões um estado de ‘flow’, onde ambos estamos em sintonia, estabelecendo um ‘link mental’. Esse estado permite focar a pessoa naquilo que precisa de fazer no presente para atingir os seus objetivos no futuro. O que me dá maior prazer é ver o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, ajudando-os a superar limitações e a alcançar o seu potencial máximo.
A parte mais difícil é, sem dúvida, construir essa confiança e estabelecer essa conexão profunda que é essencial para o processo de coaching ser eficaz.