GEA com “crescimento interessante” em 2015
Apesar de ainda não saber precisar números, Pedro Gordon, responsável da GEA em Portugal, afirmou ao Ambitur.pt, que o balanço que faz de 2015 é positivo. Segundo o responsável, “as agências estão a facturar mais, talvez não haja um aumento tão grande como o que se sentiu de 2013 para 2014, que atingiu os 15/20%”, “mas há um crescimento interessante”.
No que diz respeito aos destinos mais vendidos, ao longo deste ano, não há grandes surpresas: Caraíbas, Portugal (Algarve, Madeira e Açores), Cabo Verde, circuitos europeus, Baleares e Mediterrâneo. Segundo Pedro Gordon, “não se registou uma grande descida nos preços, mas vendeu-se mais barato do que o ano passado o destino Caraíbas, por exemplo. O preço médio unitário para este destino baixou relativamente a 2014, mas como houve bastantes mais lugares foi bom, compensou”. O responsável lembra ainda a situação da “Tunísia que, a meio da época alta, ficou reduzida só a Djerba e isso foi negativo”. No entanto, e em termos gerais, “as empresas estão satisfeitas com o ano”, conclui.
Para 2016, o responsável não espera que existam alterações substanciais ao nível de destinos. Para já, o grande destaque vai para o aumento de oferta para as Caraíbas, com Lisboa a manter durante o ano todo uma operação. A desvalorização do real no Brasil é uma realidade que Pedro Gordon considera que poderá “facilitar o desenvolvimento deste destino”, podendo ser importante para os períodos do Fim de Ano, Carnaval e Páscoa. Já no Mediterrâneo, não se prevêem, segundo Pedro Gordon, melhorias, podendo “destinos como a Turquia, Grécia, Itália, Baleares, e mesmo Portugal e o Algarve ser beneficiados”.
Nos próximos meses, o grupo pretende “potenciar, desenvolver e aperfeiçoar os projetos iniciados em 2015”, ou seja, “aperfeiçoar as webs B2C das agências, trabalhar para alcançar mais integrações, angariar e fidelizar clientes e potenciar a marca Mundigea”.