#Formação (Europeia): “A dimensão profissionalizante é fundamental para uma formação adequada”

Numa altura em que muito se fala da escassez de recursos humanos na hotelaria, é fundamental analisar a oferta formativa do país e perceber que opções tem a nova geração se quiser ingressar nesta indústria. É isso que Ambitur procura fazer neste trabalho, falando com responsáveis de várias instituições académicas, bem como a tutela das Escolas do Turismo de Portugal. O objetivo é saber como anda a formação dos profissionais da hotelaria, que desafios enfrenta o universo educativo, quais as propostas que apresentam e que tendências anteveem. Marcelo Oliveira, professor e coordenador da área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia, fala-nos da sua experiência.

Marcelo Oliveira

Na Universidade Europeia, o modelo académico adotado – Experiential Learning Hyflex – coloca o estudante no centro do processo educativo com vista a desenvolver competências e conhecimentos ligados ao “saber ser”, “saber fazer” e “saber saber”. Isso mesmo nos diz Marcelo Oliveira, professor e coordenador da área de Turismo e Hospitalidade desta instituição, que adianta que “procuramos uma constante ligação com o mundo do trabalho e a aplicação de metodologias pedagógicas ativas, como o «problem-based learning» e o «project-based learning», para as quais a ligação ao setor é essencial”. Assim, tanto os estudantes são levados às empresas para estágios, visitas de estudo ou atividades de acompanhamento de profissionais, como também as empresas são trazidas à universidade para palestras, lançamento de desafios e desenvolvimento de projetos. O estabelecimento dispõe ainda de uma Academia Gourmet e de um TechLab, onde se desenvolvem, na prática, competências necessárias aos gestores hoteleiros atuais, assegura o docente. Isto porque, sublinha, “a dimensão profissionalizante é fundamental para uma formação adequada nesta área e, de uma forma geral, podemos considerar que, para uma transição rápida e eficaz, uma especial atenção deve ser dada ao desenvolvimento de soft skills e de competências tecnológicas adequadas, atendendo à necessidade de trabalho em equipa e de interação com os clientes inerente ao setor, bem como à sua crescente digitalização”.

[blockquote style=”1″]”procuramos uma constante ligação com o mundo do trabalho e a aplicação de metodologias pedagógicas ativas, como o «problem-based learning» e o «project-based learning», para as quais a ligação ao setor é essencial”[/blockquote]

Para continuar a chegar às novas gerações, a Universidade Europeia procura manter-se atualizada e saber compreender as necessidades do mercado e as diferentes necessidades dos jovens deste milénio. Já quanto às empresas e aos empregadores, Marcelo Oliveira não tem dúvidas de que “há um trabalho a fazer no que respeita à imagem” dos profissionais do setor, pois “a valorização e a dignificação” são “aspetos fulcrais”. Também acredita que muito pode ser feito a nível de incentivos e benefícios, não só em termos salariais, mas também da formação. E defende que “um fator-chave será a maior conciliação da vida profissional com a vida pessoal, havendo propostas a explorar, ligadas tanto aos tempos livres como à responsabilidade social, que certamente irão mais ao encontro das ambições e preocupações das gerações mais novas”.

[blockquote style=”1″]”um fator-chave será a maior conciliação da vida profissional com a vida pessoal, havendo propostas a explorar, ligadas tanto aos tempos livres como à responsabilidade social, que certamente irão mais ao encontro das ambições e preocupações das gerações mais novas”[/blockquote]

O professor não duvida que este continuará a ser “um setor de pessoas para pessoas”, apesar da crescente importância da tecnologia, pelo que as competências humanas vão continuar a ser imprescindíveis, na sua opinião, e um fator diferenciador de Portugal “enquanto destino turístico de eleição”.

Oferta formativa na Universidade Europeia

  • Licenciatura em Turismo
  • Licenciatura em Gestão Hoteleira
  • Licenciatura em Turismo e Gestão Hoteleira
  • Licenciatura em Tourism (Inglês) em parceria com o Rosen College of Hospitality Management
  • Mestrado em Gestão do Turismo

 

Leia também…

Hotelaria: O estado da formação em Portugal