Feira de Emprego do Centro terá conferência para discutir empreendedorismo no turismo

A 1.ª Feira de Emprego do Centro, organizada pela Bolsa de Empregabilidade, chega ao Convento de São Francisco, em Coimbra, no dia 9 de maio. Na sessão de abertura do evento, estão já confirmados Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

Confirmada está também a conferência “Mudar para Melhor”, avança a organização da Feira de Emprego do Centro, em comunicado. Esta conferência, que contará com a moderação da apresentadora de televisão Fátima Lopes, “visa discutir o empreendedorismo no setor do Turismo e de que forma o setor pode valorizar a mão-de-obra internacional que crescentemente acorre ao nosso país”, lê-se no documento.

Este é o quarto evento do ano, depois de a Bolsa de Empregabilidade ter organizado outras três edições, em Lisboa, no Porto e no Algarve. O evento de Coimbra pretende responder a um objetivo que a organização descreve como “garantir que as oportunidades geradas sejam inclusivas da maioria da população portuguesa, independentemente da área regional onde resida”.

Ao reconhecer que “a dificuldade de contratação é um dos maiores obstáculos que os empresários da atividade turística enfrentam nos dias de hoje”, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, considera que “a Feira de Emprego do Centro de Portugal é uma resposta criativa a este obstáculo, ao colocar frente a frente as empresas que pretendem contratar e as pessoas que querem entrar no mercado de trabalho”.

Para o responsável, “representa, por isso, um contributo muito importante para o setor do turismo” e “pode ser particularmente eficaz para facilitar o processo” de contratação.

Já António Marto, fundador da Bolsa de Empregabilidade, vê nesta edição “um bom exemplo e confirmação do êxito da Feira de Emprego”, “que este ano estendeu a sua presença e chegou a cada vez mais empresas e talentos em áreas regionais relevantes”, afirma.

O também presidente da Associação Fórum Turismo acredita que, para o ano, serão apresentadas “novas posições geográficas”, de forma a posiciona “a Feira de Emprego numa perspetiva verdadeiramente nacional”.