Eu sou agente de viagens… Patrick Fernandes
Ambitur.pt continua com a sua rubrica que procura dar a conhecer melhor os agentes de viagens em Portugal, os destinos que já visitaram e as tendências que anteveem. O agente de viagens de hoje é Patrick Fernandes, diretor e fundador da Norte Viagens.
Como se caracteriza?
Não é fácil ser eu a caracterizar a minha personalidade, mas acho que sou uma pessoa determinada, focada e exigente, principalmente comigo mesmo. Penso que consigo também ser uma pessoa relaxada e bem disposta.
Qual o destino que mais o marcou pela positiva, porquê?
Todos os destinos me marcaram pela positiva, mas os que destaco mais, foram Maldivas e Brasil. As Maldivas, porque são realmente um destino idílico, com uma beleza única, onde tanto o local como a forma como somos recebidos, nos fazem sentir especiais. Depois o Brasil, porque não era um destino pelo qual tivesse grandes expectativas e adorei cada momento da viagem. O Brasil tem praias maravilhosas, tem paisagens deslumbrantes e tem uma aura única e especial.
Qual o destino que mais o margou pela negativa, porquê?
Nenhum destino me marcou pela negativa. De todos trouxe sempre algo positivo.
Qual o destino que mais desejava conhecer, porquê?
O meu destino de sonho é a India. Há algo da espiritualidade da cultura indiana que me atrai. Ainda não tenho nenhuma data em mente para realizar esta viagem, mas será certamente nos próximos anos.
Qual o destino que não se cansa de ir, porquê?
Talvez Paris. Já fui duas vezes e vou novamente em breve. É uma cidade com uma luz muito própria. Para mim tudo naquela cidade é bonito.
Eu acho que não devemos ir sempre para os mesmos destinos, até porque o mundo tem tanto para ver e conhecer, mas acredito também que devemos repetir os destinos que mais gostamos. Quase sempre que isso aconteceu, gostei mais do destino na segunda vez, do que na primeira.
Qual o seu próximo destino, o que espera ver?
Precisamente Paris. Vou fazer uma escapadinha, mas quase logo de seguida vou fazer Sri Lanka e sigo uns dias para as Maldivas (está mesmo ao lado e não podia deixar de aproveitar ir lá novamente).
Que lembrança nunca se esquece de trazer?
Nem sempre trago lembranças. Por vezes trago o típico íman, uma caneca…mas nem sempre trago. Tiro muitas fotografias, mas na verdade o que nunca me esqueço de trazer são as boas memórias.
Quais as tendências de destinos que pressente por parte dos clientes para este ano?
Penso que Caraíbas, Cabo Verde e Norte de África continuarão a ser os destinos com mais procura, mas temos muitos clientes a procurar destinos mais “longínquos”, como os destinos do Índico e Ásia e felizmente tem corrido muito bem. As novidades e retomas de alguns destinos do Mediterrâneo, como a Albânia e a Sardenha, também são destinos muito bons e que trazem também alguma diversidade e qualidade ao que temos para oferecer aos nossos clientes.
O que é ser agente de viagens?
Ser agente de viagens é uma atividade muito exigente, mas também muito gratificante. É muito bom conseguirmos preparar e organizar as viagens de sonho dos nossos clientes e saber que tudo correu bem. Outra coisa boa, é que a cada proposta que estamos a preparar, acabamos por viajar também um pouco no nosso imaginário…e isso felizmente é o dia inteiro.
Onde fica a sua agência de viagens? Quer contar um pouco da sua história?
Nós temos duas agências de viagens, uma em Valpaços e outra em Mirandela. A minha formação base é em Marketing e foi nesta área que me foquei nos primeiros anos da minha vida profissional, mas a entrada no turismo foi um pouco por acaso. Vi uma oportunidade de mercado e abri a nossa primeira agência em Valpaços, em 2015. Felizmente, fruto de muito trabalho e dedicação, correu bem, fomos evoluindo e a equipa cresceu. Depois em 2021, mesmo ainda com alguma limitações e incertezas provocadas por causa do Covid, decidimos arriscar e abrir um segundo balcão, em Mirandela, que abriu em junho de 2021 e felizmente está também a correr muito bem.