“Eu Conto com o Turismo” é a nova campanha da CTP que “dá voz a quem vê no turismo uma forma de criar valor” ao país

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) apresentou hoje, no CCB, em Lisboa, a nova campanha “Eu Conto com o Turismo”, com o apoio do Turismo de Portugal. O objetivo da iniciativa, desenvolvida pela consultora BDC, é promover e valorizar a importância deste setor para o país, contando com 11 testemunhos de pessoas que nada têm a ver com o turismo, das sete regiões do país, e que destacam os benefícios desta atividade para as suas vidas e profissões.

Francisco Calheiros

Francisco Calheiros, presidente da CTP, abriu os discursos admitindo que “não deveria ser necessário fazer uma campanha destas”, lembrando que o turismo foi e continua a ser o motor da economia nacional e que mais de metade do crescimento do PIB em 2024 se deveu ao crescimento do turismo. “No fundo, a campanha revela como todos podemos contar com o Turismo”, sublinha o responsável, recordando ainda que se trata de uma campanha transversal que já tinha sido inicialmente aprovada pelo anterior Governo de António Costa e que foi igualmente aprovada pelo atual Executivo.

Carlos Abade

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, fez questão de enfatizar que “Portugal pode definitivamente contar com o turismo” e que esta ação vem focar-se naquilo que é essencial para o setor: as pessoas. “O turismo é tão bom quanto melhor for para as pessoas porque, na realidade, enquanto atividade económica, tem é de ver a capacidade de entregar valor à economia e às pessoas”, esclarece. Além disso, acrescenta, “o sucesso do turismo não há de ser medido pelo número de turistas ou de dormidas, isso é um pressuposto para que a atividade aconteça; mas o sucesso do setor vai ser medido pela capacidade que o turismo tem de entregar valor à economia e às pessoas”. Por isso, Carlos Abade considera esta camapnha particularmente importante pois “dá voz a quem vê no turismo uma forma de construir a sua vida, uma forma de fazer e criar valor, não só para si mas para todos os que o rodeiam; dá voz a quem, de facto, pode dizer algo sobre aquilo que o setor lhe entregou”.

Os 10 ativos estratégicos do turismo

Pedro Machado

Por sua vez, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, fez questão de dizer que “Eu Conto com o Turismo” é muito mais do que apenas um statement, “é um grande desafio para todo o país perceber que pode contar com o turismo para crescer e se desenvolver e, mais do que isso, para ser um país mais justo, mais moderno, mais contemporâneo e, seguramente, mais competitivo”.

O governante acredita que esta campanha encerra aquilo que, muitas vezes, os portugueses não percecionam: o facto de Portugal ter 10 ativos estratégicos. Pedro Machado começa por apontar os primeiros cinco, aos quais chama de qualificadores, e que passam pelo clima e luz; natureza e biodiversidade; água; património e cultura; e mar. “Estes cinco ativos qualificadores são transversais àquilo que é Portugal, estão cá o ano inteiro, são extraordinários quando comparados com os 11 países que estão à nossa frente em termos de competitividade”, frisou. Mas, a estes cinco, somam-se mais dois ativos estratégicos diferenciadores, que passam pelas manifestações histórico-culturais, associadas à gastronomia e enoturismo, e a capacidade de captação de grandes eventos internacionais. Por fim, a estes sete, juntam-se ainda outros dois ativos, a saúde e o bem-estar (com destaque para as termas) e o estilo de vida, que faz com que hoje Portugal já seja atrativo para muitos novos residentes. O último ativo são então as pessoas, os próprios portugueses.

“Esta campanha é, por isso, um apelo, um elogio, mas também um relembrar do quanto tempos de coisas boas para usufruir ao longo do ano e do quanto o turismo pode ajudar este país a crescer”, sublinhou o secretário de Estado do Turismo. Pedro Machado salientou ainda que o grande desafio hoje é qualificarmos a experiência turística pois já “somos uma indústria que ajuda Portugal e contribui para o seu desenvolvimento, que é parceira, que coopera com os outros setores de atividade, pois queremos ter um país mais coeso, mais desenvolvido e mais ambicioso”. E é pois esta ambição que o responsável retira da campanha apresentada hoje pela CTP.

Sem poder estar presente fisicamente, o Presidente da República quis porém deixar uma mensagem a todos os presentes, frisando que “eu conto com o turismo no sentido de que conto com um turismo de cada vez mais elevada qualidade, mais sofisticado, mais competitivo, mais ligado a toda a atividade do país, a outras exportações”. Sem duvidar de que “o turismo é explosivo no seu crescimento em Portugal” Marcelo Rebelo de Sousa recordou que o turismo é uma exportação fundamental e que, muitas vezes, as pessoas não têm essa perceção, louvando assim esta campanha que convida pessoas de vários domínios de atividade a relatarem a sua experiência pessoal.

Por Inês Gromicho