ESTM – Politécnico de Leiria: Dar resposta a desafios atuais, antecipando necessidades do futuro

Por Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria*

As instituições de ensino superior devem promover o desenvolvimento socioeconómico das regiões, contribuindo de modo efetivo para a implementação de novas ideias que acrescentem valor num contexto de incerteza.

A integração das novas tecnologias digitais está claramente a revolucionar a área do turismo, oferecendo benefícios evidentes como o aumento da eficiência, proporcionando melhores experiências aos seus clientes, e o aumento da atratividade de produtos, serviços e destinos, com um maior alcance e uma maior sustentabilidade.

Ciente da importância da capacitação dos atuais e futuros profissionais do setor do turismo, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) – Instituto Politécnico de Leiria, está fortemente comprometida com a formação para as novas tecnologias digitais, integrando consórcios nacionais que visam a dinamização de ações em estreita colaboração com a indústria.

Através do estabelecimento de tais parcerias estratégias, a ESTM orgulha-se de ser um parceiro ativo em dois projetos de elevado impacto na digitalização do turismo: (1) – o projeto FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo (PRR – Pacto Inovação Turismo 5.0), inserido na Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial; (2) – o “Innov Tourism DIH”, projeto colaborativo dinamizado no âmbito do Polo de Inovação Digital (DIH), financiado pelo PRR.

O projeto FAST tem como principais objetivos identificar um conjunto de indicadores de sustentabilidade, assim como, modelos de implementação e monitorização automatizados desses indicadores. Pretende igualmente contribuir para a definição de orientações estratégicas empresariais que consolidem a transferência de conhecimento e competências em áreas relacionadas com descarbonização, desplastificação, economia circular, inovação e digitalização (sociedade 5.0).

Relativamente ao projeto InnovTourism DIH, este irá apoiar as empresas na área do turismo, por forma a incrementarem o seu nível de digitalização, avaliando e capacitando as suas bases digitais. Neste contexto, será possível servir o mercado com novas soluções que promovam avanços tecnológicos e proporcionem o acesso à experiência e à experimentação digital.

Em suma, a ESTM está fortemente empenhada em dar resposta a desafios atuais, antecipando necessidades do futuro, com impacto na capacitação do setor e ao nível da inovação pedagógica nos processos de formação dos seus atuais e futuros estudantes.

*Este texto foi publicado na edição 347 da Ambitur.