Emirates em consórcio de investigação para combustíveis de aviação renováveis
Oito entidades fundadoras anunciaram, na 3.ª Conferência da ICAO sobre Aviação e Combustíveis Alternativos, realizada no Dubai, o lançamento da iniciativa “Air-CRAFT”, um consórcio de investigação sediado nos Emirados Árabes Unidos, centrado no desenvolvimento, produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável.
Embora sediado nos EAU, o consórcio também se envolverá e acolherá a participação de entidades internacionais relevantes à medida que for progredindo. A nova iniciativa foi anunciada no dia 20 de novembro, à margem do CAAF/3 e antes da COP28. A Emirates fará parte.
O Air-CRAFT é apoiado pelo Ministério da Energia e das Infraestruturas dos EAU e pela Autoridade Geral da Aviação Civil: “o setor da aviação tem grande importância enquanto contribuinte fundamental para o PIB e setor-alvo da nossa sólida iniciativa de descarbonização”, afirmou Suhail Mohamed Al Mazrouei, Ministro da Energia e das Infraestruturas. “Os Emirados Árabes Unidos comprometeram-se a atingir a meta de zero emissões líquidas até 2050, e este objetivo só pode ser alcançado através da redução das emissões em todos os setores. O Air-CRAFT contribuirá em grande medida para apoiar a descarbonização do setor da aviação, ajudando a torná-lo resiliente e sustentável no futuro”.
Os potenciais tópicos de investigação incluem avaliações de impacto ambiental, otimização de matérias-primas e processos e avaliações técnico-económicas. O Air-CRAFT também estabelecerá ligações relevantes com outras instituições académicas e de investigação nos EAU e a nível internacional.
O Governo dos Estados Unidos da América apoia a ligação do Air-CRAFT ao acordo intergovernamental “Parceria para Acelerar a Transição para Energias Não Poluentes” (PACE) entre os EUA e os Emirados Árabes Unidos.
A iniciativa já se encontra em conversações avançadas com intervenientes-chave e estratégicos a nível mundial, que serão anunciados a seu tempo.