eDreams: Portugueses colocam as viagens como principal prioridade no seu orçamento
Um novo estudo de mercado encomendado pela eDreams ODIGEO revela que a grande maioria dos consumidores globais (84%) dá prioridade às viagens nos seus orçamentos pessoais, apesar do contexto macroeconómico.
Em Portugal, os inquiridos concordam com esta tendência: 92% de portugueses sublinhou a importância das viagens no seu orçamento familiar, uma percentagem superior à média global e a mais alta entre todos os países analisados pela eDreams. Por outro lado, apenas 1% dos inquiridos em Portugal e 3% a nível mundial disseram que não consideravam importante incluir as viagens no seu orçamento.
O estudo revelou também que é provável que as prioridades e os valores dos viajantes mudem nos próximos 25 anos, em linha com alterações geracionais como o rápido desenvolvimento das novas tecnologias. Por exemplo, o inquérito revelou que os jovens são muito mais propensos do que as gerações mais velhas a tomar decisões sobre como e onde viajam com base na conectividade digital ou na inclusão social.
Relação custo-eficácia
Este fator continua a ser a principal prioridade para os viajantes em todas as faixas etárias (63% em Portugal e 55% a nível mundial). Os Baby Boomer, em particular, revelam uma maior inclinação para priorizar os custos no planeamento das suas viagens – 61% dos inquiridos com mais de 45 anos em Portugal, e 55% a nível global, dão prioridade a este aspeto. Contudo, nota-se que as gerações mais novas também consideram esta variável como o fator-chave nas suas decisões de viagens: é a prioridade para 65% dos portugueses com menos de 34 anos.
Inclusão social e valores
A nível global, 27% dos inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos indicou que as marcas e destinos que oferecem experiências socialmente inclusivas são uma das principais considerações ao planearem as suas viagens, em comparação com apenas 17% das pessoas com mais de 65 anos. Em Portugal, este ponto parece ser ainda mais relevante: 34% dos Millennials, 29% dos Geração Z e 20% dos Baby Boomers dão prioridade à inclusão social e aos valores nas suas escolhas de viagens.
Conectividade digital
De forma similar, 20% dos inquiridos da Geração Z a nível global destacou a importância da conectividade digital (para comunicação e trabalho) durante as viagens como uma prioridade importante, em comparação com 7% das pessoas com mais de 65 anos. Isto sugere uma maior prevalência do trabalho flexível e remoto entre as gerações mais jovens, bem como a importância de partilhar a experiência de viagem nas redes sociais. Curiosamente, as consumidoras do sexo feminino demonstram maior interesse em manter-se online durante as suas viagens (19% vs 14% dos seus homólogos do sexo masculino).
Saúde e segurança
Emergiram como fatores significativos no planeamento de viagens, provavelmente por influência das experiências da pandemia – e são agora uma consideração fundamental para 64% dos inquiridos de todas as faixas etárias em Portugal, e 51% a nível mundial. A nível mundial, esta realidade acentuou-se ainda mais no grupo etário mais jovem (18-24 anos), que colocou as considerações de segurança (52%) quase ao mesmo nível do custo das viagens (54%), o que sugere que a saúde e a segurança poderão ser uma prioridade ainda maior para os futuros viajantes ao longo dos próximos anos.
Crescimento sem paralelo
Nos últimos 25 anos, o setor das viagens registou um crescimento significativo e contínuo. De acordo com a International Civil Aviation Organization (ICAO), 1.56 mil milhões de passageiros viajaram de avião por todo o mundo em 1999; um número que aumentou para 4.9 mil milhões em 2023, num crescimento de 157%.
No século XXI, a maior mudança no setor das viagens a nível mundial foi a rápida evolução da tecnologia. De acordo com um relatório da IATA, em 1999 apenas 5% das reservas de viagens era efetuada online. Em 2023, este número aumentou para 70%, o que representa um aumento de 650% em 25 anos.
Na mesma linha, em 1999 a percentagem de reservas de viagens por telemóvel era virtualmente zero. A internet móvel estava ainda nos seus estágios iniciais de desenvolvimento e poucas pessoas tinham acesso a ela. Para além disso, os dispositivos disponíveis naquele momento não eram adequados para fazer reservas de viagens. Em 2023, 75% dos consumidores utilizou o seu telemóvel ou dispositivo móvel para reservar viagens.
Da transação à subscrição
A mais recente revolução no setor das viagens é o aparecimento do comércio de subscrições de viagens. A eDreams foi a primeira empresa a lançar um serviço de subscrições no setor, através da sua plataforma Prime, que conta atualmente com mais de 5.2 milhões de membros.