easyJet digitaliza registo técnico de aeronaves a bordo para reduzir uso e peso de papel

A easyJet está a substituir os pesados registos técnicos e de cabine em papel, anteriormente utilizados pela tripulação de cabine, engenheiros, tripulação de solo e tripulação de voo, pelo novo sistema e-techlog, que será implementado na sua frota de 346 aeronaves até ao final de 2025.

Esta mudança representa mais um passo na tentativa da companhia aérea reduzir o seu desperdício operacional, prevendo-se que a transição evite a impressão e armazenamento de mais de 300.000 folhas de papel todos os anos.

Além disso, o novo sistema e-techlog ajudará a agilizar o processo de relatórios de manutenção para a tripulação de voo, tripulação de cabine e engenharia, permitindo à easyJet aumentar a produtividade da manutenção de linha.

Reforçado por relatórios em tempo real das tripulações de voo e de cabine, o novo sistema ajudará, em particular, a easyJet a reduzir os atrasos em terra, diminuindo os tempos de manutenção das aeronaves para permitir uma maior disponibilidade das mesmas e, em última análise, menos perturbações para os passageiros.

Uma vez implementado, o e-techlog será operado através do software da Ultramain e instalado em iPads operacionais acessíveis ao pessoal da easyJet em terra e no ar. Isso permitirá que tanto a tripulação quanto os engenheiros reportem problemas de manutenção em tempo real enquanto estão em solo, dando-lhes a oportunidade de encomendar novas peças com antecedência e assim evitar atrasos e tempo de inatividade operacional.