Conheça os 10 mercados com melhor conectividade aérea internacional em 2024
A Mabrian acaba de divulgar o TOP 10 dos países com melhor conectividade aérea internacional no primeiro semestre de 2024. Este ranking reflete o potencial de turismo internacional destes países, posicionando-os como alvos chave no cenário global das viagens.
A análise, baseada em horários de voos, revela uma evolução significativa no que diz respeito à conectividade, abrangendo datas de viagem desde 1 de janeiro a 30 de junho de 2024, e comparando-as com igual período do ano passado.
destaca-se uma evolução notável de conectividade entre a Europa e a China. Especificamente, países europeus como Espanha, França, Itália, Reino Unido e Países Baixos, que já não precisam de visto para viajar para a China
No que diz respeito aos mercados geográficos, destaca-se uma evolução notável de conectividade entre a Europa e a China. Especificamente, países europeus como Espanha, França, Itália, Reino Unido e Países Baixos, que já não precisam de visto para viajar para a China, estão a passar por um aumento extraordinário na conectividade, oferecendo globalmente 1,98 milhões de lugares. O que representa um aumento impressionante de 190% face ao primeiro semestre de 2023 (quando havia apenas 682 mil lugares). Esta dinâmica é sustentada numa medida recente anunciada pelo ministro chinês dos Negócios Estrangeiros no sentido de incentivar o regresso do turismo europeu. Permite que cidadãos de Espanha e de quatro outro países da União Europeia entrem na China sem um visto para estadias até 15 dias.
TOP 10 de países com melhor conectividade internacional
EUA: 83,540,022 lugares
Reino Unido: 72,806,356 lugares
Alemanha: 53,650,569 lugares
Espanha: 53,402,095 lugares
Emirados Árabes Unidos: 41,829,422 lugares
França: 41,148,774 lugares
Itália: 39,233,697 lugares
China: 35,125,071 lugares
Turquia: 32,514,540 lugares
Japão: 28,851,733 lugares
O total de lugares em voos para estes 10 países soma os 482.102.279, contribuindo para 42% dos lugares aéreos internacionais globais nos primeiros seis meses do ano.
Para Carlos Cendra, CMO da Mabrian, “Antecipar o potencial de mercados de origem relativamente à sua conectividade aérea internacional é um fator chave para identificar onde estará a procura turística e quais as oportunidades mais relevantes para os destinos e as empresas turísticas. Contudo, é essencial analisar cada destino especificamente”.
Já Gavin Eccles, diretor da GE Consulting, uma empresa especializada na conectividade aérea, refere que “as companhias aéreas norte-americanas estão uma vez mais a investir fortemente nas suas estratégias internacionais, levando a um aumento significativo de lugares do Atlântico para a Europa. Os mercados internacionais fortes como o Reino Unido e a Alemanha também estão a viver um aumento expressivo do número de lugares e de ligações ao recuperarem da pandemia. O reaparecimento da China com um número substancial de rotas e lugares é promissor e se este crescimento continuar, 2024 poderá superar 2019 como o ano com mais ligações internacionais. Além disso, a influência dos Emirados e da Etihad é evidente no número considerável de lugares internacionais oferecidos nos Emirados Arabes Unidos, destacando-se o Dubai e Abu Dhabi como hubs globais que facilitam as viagens para e na região”.