Congresso Mundial do Turismo de Eventos realiza-se no Porto em 2025
O Porto foi selecionado para acolher o 64.º Congresso Mundial da ICCA – International Congress and Convention Association, em 2025, um encontro que reunirá cerca de 1.300 profissionais especializados no segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences & Exibitions).
O galardoado Centro de Congressos da Alfândega do Porto será o palco do certame, que decorrerá de 9 a 12 de novembro. O sucesso desta candidatura deve-se ao trabalho conjunto do Turismo do Porto e Norte e do Turismo de Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e o Capítulo Ibérico da ICCA.
Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, esta “é uma conquista estratégica, que consolida o Porto e Norte como destino de referência para congressos, conferências e reuniões”. Este foi um segmento identificado como prioritário ainda antes da pandemia, tendo os responsáveis pelo turismo da região feito uma aposta muito séria na promoção. Que culmina agora com esta seleção, a qual “abre também novas oportunidades para outras cidades do Norte, que têm um grande potencial de desenvolvimento neste mercado”, como frisa Luís Pedro Martins.
“Estamos a construir um futuro onde a excelência e a sustentabilidade andam de mãos dadas, e estamos confiantes de que, juntos, continuaremos a elevar a nossa região a novos patamares de reconhecimento internacional”, enfatiza o mesmo responsável, acrescentando ainda que o congresso “receberá cerca de 1.300 participantes, todos key players, incluindo uma significativa participação dos principais organizadores profissionais de congressos e conferências internacionais”.
Em comunicado, Senthil Gopinath, CEO da ICCA, reforça a qualidade e ambição da candidatura do Porto. “A ICCA está entusiasmada por realizar o principal evento mundial da indústria de reuniões e eventos no Porto, uma cidade de classe mundial, que compartilha a visão da ICCA para uma indústria de eventos de negócios dinâmica, inovadora e com visão de futuro.”
A cidade do Porto ocupa atualmente o 23.º lugar ao nível mundial e a 18.ª posição europeia no ranking de cidades que acolhem congressos, sendo mesmo a segunda cidade europeia não capital mais atrativa para o turismo de eventos. Com Portugal classificado em nono lugar, globalmente, e Lisboa em terceiro, a escolha da ICCA evidencia a atratividade do País para este setor.
Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “o nosso País é cada vez mais procurado para acolher grandes eventos e congressos e essa evidência é o testemunho vivo do nosso compromisso com a qualidade e com estratégias de incentivo e captação de eventos para Portugal. Os eventos deixam um legado positivo nos territórios que os acolhem e contribuem para fomentar o seu dinamismo económico.”
O ano de 2025 coincide com o 30.º aniversário da Associação de Turismo do Porto e Norte, fundada em 1995 sob a marca Porto Convention Bureau, para promover o destino no segmento MICE. Este será o retorno do congresso à Europa, após edições na Tailândia (2023) e em Abu Dhabi (2024).
A ICCA é a entidade mais prestigiada no setor de congressos e convenções, representa os principais profissionais envolvidos na organização, transporte e espaços de eventos internacionais, atuando como uma plataforma global para networking, educação, desenvolvimento profissional e fornecimento de dados e estatísticas sobre o setor.