CBRE prevê melhoria no desempenho dos hotéis mas 2022 ainda aquém de 2019
A CBRE acaba de divulgar o “2022 Portugal Market Outlook”, onde prevê que o turismo vai continuar a recuperar, refletindo-se numa melhoria do desempenho dos hotéis, mas adianta que 2022 deverá ficar ainda aquém de 2019.
Em 2022, a consultora espera uma recuperação significativa nas viagens internacionais, liderada por viagens de curta distância, de onde Portugal deverá sair beneficiado tendo em conta o histórico de dependência de países como o Reino Unido, Alemanha, Espanha e França. O turismo de lazer poderá recuperar para níveis próximos de 2019, mas o turismo de negócios ainda permanecerá muito aquém, refere.
Apesar de a pandemia ter cancelado o desenvolvimento de alguns projetos de hotéis e interrompido estratégias de investimento, a CBRE assinala que continua a existir muito interesse no mercado hoteleiro, tanto da parte de operadores como de investidores. Os segmentos de luxo e lifestyle vão continuar a crescer. Contudo, pode vir a registar-se um recorde no volume de investimento e a compressão de yields prime.
Lembra também que, além da pandemia, existem ainda riscos relevantes com impacto na operação e no lucro dos hotéis, tais como a escassez de mão de obra e o aumento dos custos de energia e bens alimentares.