Campanha de verão de Lagos atinge mais de 2,5 milhões de visualizações
Em ano de pandemia, Lagos tinha um desafio: comunicar o destino internacionalmente, atraindo novos visitantes, numa lógica de segurança e responsabilidade. Queria destacar o melhor que o concelho tem para oferecer, sem apresentar multidões e sem cair nos clichés das campanhas de turismo. Queria mostrar a beleza do destino e apelar à calma e segurança que Lagos consegue permitir.
Foi desse ponto de partida que a Central de Informação se lançou na construção do conceito. Para isso, convidou um conhecido viajante e blogger de viagens português, João Cajuda, e, a partir dos inúmeros locais paradisíacos que visita, construiu a narrativa. Um filme cujo mote é #WhereAreYouJoao e que começa por explorar muitas dessas paragens internacionais para chegar a Lagos, como destino de eleição onde ninguém pode faltar – “o destino do João”. E que exalta o melhor de Lagos e a grande diversidade da sua oferta. A campanha foi promovida pela Câmara Municipal de Lagos, que, com esta ação, tinha o objetivo claro de fomentar a retoma económica pós-pandemia do concelho.
O filme foi promovido em Portugal e Espanha, através do Facebook e Instagram, mas, também, em França, Reino Unido, Alemanha, República Checa, Lituânia, Polónia e Suécia. Uma campanha de 40 dias, que gerou mais de 2,5 milhões de visualizações. Paralelamente, a campanha teve declinação offline em toda a região e envolveu mais três influenciadores, que amplificaram ainda mais o conceito e que, em conjunto, geraram mais de 100 mil likes, 1.500 comentários e 100 mil reencaminhamentos de stories. Tudo isto para além do impacto mediático gerado pela publicação de dezenas de notícias nos media portugueses. Os números do impacto no turismo estão a ser fechados, mas estima-se que a taxa de ocupação média se tenha aproximado dos valores de 2019.
Vídeo oficial: https://vimeo.com/578531762