BTL (I): “A internacionalização da BTL tem sido uma prioridade estratégica”

A pouco menos de um mês da próxima edição da BTL, a Ambitur esteve à conversa com Dália Palma, diretora gestora do evento, sobre quais os desafios, as expectativas e de que forma podem as empresas rentabilizar ao máximo a sua presença no certame. Publicamos hoje a 1ª parte desta entrevista.

Qual o balanço que nos faz da evolução da organização e gestão da Bolsa de Turismo de Lisboa, desde que assumiu funções no âmbito deste certame?

A nossa prioridade tem sido aumentar o reconhecimento da BTL como o melhor, mais diversificado e qualificado evento no setor do turismo para a promoção do Destino Portugal. Isso significa uma aposta na inovação através de áreas temáticas e na internacionalização. O nosso foco tem sido consolidar a nossa presença em mercados globais, através da captação dos compradores internacionais para a contratação do destino Portugal e destinos internacionais para o alargamento da oferta, daquela que é hoje, a plataforma de reserva de férias dos portugueses.

Qual o principal desafio que a BTL tem este ano pela frente?

O principal desafio de cada edição, neste caso da BTL 2024, é sem dúvida superar a edição anterior. Sobretudo relativamente às expectativas dos milhares de empresas que participam na BTL, quer sejam expositores quer sejam visitantes profissionais, na vertente B2B e dos mais de 35 000 visitantes de público que procuram propostas bastante atrativas para a reservas das suas férias. E para isso a BTL tem de continuar a promover um ambiente atrativo para negócios e networking. Temos vindo a construir um programa de Hosted Buyers cada vez mais valorizado pelas empresas, garantindo contactos de qualidade aos expositores e, em simultâneo, estamos a incentivar as agências de viagens e operadores turísticos presentes a apostarem com campanhas de viagens a preços convidativos.

As empresas/entidades podem tirar ainda um melhor aproveitamento da sua presença na BTL? De que forma?

Sem dúvida. As empresas podem maximizar a sua presença na BTL adotando estratégias de envolvimento mais abrangentes. Além de realçarem os seus produtos e serviços, incentivamo-las a criar experiências interativas, aproveitando as últimas tendências tecnológicas. A participação no Programa de Hosted Buyers, organizado em parceria com a TAP e o Turismo de Portugal e outras entidades, nomeadamente grupos hoteleiros e transportes, este ano reforçado com a parceria da Aciso, com um nº total de mais de 170 HB. Para além destes, a organização da BTL lançou uma call a TO internacionais e são esperados cerca de 50 buyers com interesse no destino Portugal. Em eventos paralelos, como conferências e workshops, é uma excelente forma de aumentar a exposição e o networking. Para esta edição reforçamos a plataforma de agendamento de reuniões, disponível no site da BTL em Lista de expositores, onde os visitantes profissionais podem criar a sua agenda, solicitando antecipadamente reuniões às mais de 1400 empresas nacionais e internacionais, presentes na BTL 2024. São ferramentas e ações que colocámos à disposição das empresas para que possam capitalizar ao máximo a sua presença na BTL

Porque é que o certame é um investimento rentável para os seus expositores?

A BTL é o centro de negócios do setor. Durante os cinco dias de evento, recebemos todas as empresas que direta ou indiretamente desenvolvem a sua atividade económica no setor do turismo, quer seja na vertente de expositor ou de visitante profissional. Neste período, renovam-se contractos, criam-se leads e fortalecem-se parcerias. Não participar na BTL é ficar à margem deste ecossistema que alavanca a mais importante atividade económica da nossa economia. A visibilidade e credibilidade associadas à participação na BTL são inestimáveis, como evidenciado pelo sucesso da edição anterior e pelo facto de já termos a quase totalidade do espaço ocupado para este ano.
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É importante destacar que, de acordo com o inquérito realizado na última edição da BTL, 96% dos expositores avaliou positivamente o Programa de Hosted Buyers e 97% considera a BTL o mais importante evento do turismo em Portugal.

Quais são as vossas expectativas para a edição deste ano, nas suas várias componentes?

As nossas expectativas são elevadas. Estamos a trabalhar arduamente para oferecer um evento de elevada qualidade, com uma variedade de conteúdos e oportunidades de negócios. Não temos dúvida que a BTL é o ponto de encontro essencial para todos os profissionais do setor e que contribui para impulsionar o crescimento do turismo em Portugal.

Qual o ponto da situação da internacionalização do certame? Seria possível ir mais longe? De que forma?

A internacionalização da BTL tem sido uma prioridade estratégica. Continuamos a atrair buyers e expositores internacionais de destaque, promovendo oportunidades de negócios em mercados globais. Acredito que podemos ir mais longe ao fortalecer ainda mais as nossas parcerias com entidades internacionais, agências de promoção turística e companhias aéreas. Em 2023 recebemos 120 hosted buyers oriundos de 25 mercados internacionais e que deram origem a cerca de 2.000 reuniões. Este número, só por si, já diz muito da dimensão que conseguimos atingir, para mais num ano em que o nível de exigência face a quem se convidava aumentou de sobremaneira. Claro que é sempre possível fazer mais e melhor e é isso mesmo que pretendemos fazer na edição deste ano. Na BTL 2024 contamos com cerca de 170 Hosted buyers e 50 buyers que reforçam o interesse e a contratação do destino Portugal, oriundos de 40 mercados emissores.

Além deste aspeto, os dados do Programa de Hosted Buyers da BTL 2023 revelaram-se bastante positivos, já que 98% dos buyers recomenda a participação no programa de Hosted Buyers e 93% dos buyers avaliou positivamente a qualidade e quantidade dos expositores presentes no programa. Claro que é sempre possível fazer mais e melhor e é isso mesmo que pretendemos fazer na edição deste ano.

O Turismo de Portugal, as ERTs e a TAP, continuam a ser os vossos maiores parceiros do evento? Era possível o trabalho conjunto ir mais longe?

Sim, de facto o Turismo de Portugal, as ERTs e a TAP são parceiros essenciais da BTL. O trabalho conjunto com estas entidades tem sido fundamental para o sucesso do evento. Acredito que podemos continuar a fortalecer estas parcerias, explorando novas oportunidades de colaboração e alinhando estratégias para promover Portugal como um destino turístico de excelência. Mas não nos podemos esquecer do trabalho das Agências Regionais de Promoção, grandes pontas de lança na promoção internacional dos destinos regionais e que nos dão um grande apoio.

 

Por Inês Gromicho

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