BTL desafia… Eduardo Jesus, do Turismo da Madeira

A BTL e Ambitur estão a desafiar os profissionais do setor do turismo a explicarem o que os faz querer estar presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza entre 28 de fevereiro e 2 de março. A conversa de hoje é com Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, que refere que a edição deste ano servirá para o lançamento de vários projetos de promoção do destino.

Que tipo de presença terá a sua organização na próxima edição da BTL? Que tipo de contactos irão privilegiar? O que os profissionais poderão encontrar no vosso espaço?

O Turismo da Madeira vai marcar presença com stand próprio na BTL – Bolsa de Turismo e Lisboa. No espaço de cerca de 500 metros quadrados e uma vez mais localizado no Pavilhão 1 da FIL, serão proporcionadas diversas experiências, com o objetivo de transportar todos para o Destino e despertar a vontade de descoberta do arquipélago por inteiro. O stand destaca aqueles que são os principais ativos da Região: a natureza, a gastronomia, a tradição e a cultura, os eventos e a hospitalidade, com recurso a tecnologia de ponta.

Quais as expectativas em relação à edição deste ano?

As expectativas no que se refere à participação na BTL são sempre as melhores visto que esta feira atrai expositores e visitantes de todo o mundo e, acima de tudo, é um importante ponto de encontro para os profissionais do setor. A BTL é uma excelente oportunidade para o destino Madeira promover o muito que o torna único, assim como os serviços disponibilizados, para um público amplo e diversificado, incluindo profissionais do setor, operadores turísticos, agências de viagens e consumidores finais.

Relativamente a 2024 que novidades a vossa organização irá lançar ao trade turístico? A BTL será palco de alguma destas novidades?

No seguimento daquela que tem sido a estratégia promocional e comunicacional do Destino, o Turismo da Madeira preparou, para esta edição da BTL, várias iniciativas que pretendem levar os visitantes a viver “a Madeira por inteiro”. Estão previstas conversas diárias entre personalidades da área do Turismo e outros setores, workshops variados, momentos gastronómicos, provas de vinho, show cases musicais e muito mais iniciativas que fazem parte de um programa bem recheado, onde o calendário de animação turística estará em destaque, assim como outras surpresas que estão preparadas.

A edição deste ano ficará, igualmente, marcada pelo lançamento e apresentação de diversos projetos de promoção do Destino, de âmbito digital e multimédia, e que relevam a experiência do viajante nas ilhas do arquipélago da Madeira.

Como podem os profissionais turísticos agendar reuniões dirigidas com a vossa organização no evento, ou saberem mais pormenores sobre a vossa participação?

As reuniões com profissionais de turismo, mais especificamente os Hosted Buyers, podem ser agendadas através da plataforma disponibilizada pela FIL. Podemos acrescentar que, a uma semana do início da feira, já temos mais de três dezenas de reuniões confirmadas. Mais pormenores sobre a participação da Madeira na BTL, nomeadamente quais os expositores e empresas da Região que que vão estar no evento, podem ser encontradas na lista disponibilizada pela organização e que pode ser consultada no site oficial. Refira-se, porém, que a maioria destas empresas (26) estará presente com mesa de negócios no stand da Madeira.