• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
21/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Biosphere (I): “A sustentabilidade no turismo é a arte de equilibrar interesses – e fazê-lo com responsabilidade e visão de longo prazo”

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico.

01/09/2025
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
139
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico. Desde 2010 que a Biosphere Portugal ajuda a fazer do turismo um setor que respeita, educa e cuida, garante a empresária. Olhando para trás, admite que o maior desafio terá sido despertar nos players do setor uma verdadeira consciência sobre o valor estratégico da sustentabilidade. E assume que “cada passo dado está a semear algo maior, mas sobretudo melhor”. Leia aqui a 1ª parte desta Grande Entrevista, que pode ser lida na íntegra na nossa edição 353.

Pode contar-nos um pouco sobre o seu percurso pessoal e profissional até chegar à liderança da Biosphere?

A minha formação de base é em Jornalismo, e foi essa curiosidade pelo mundo e pelas pessoas que me guiou nos primeiros passos da vida profissional. No entanto, tudo mudou quando pouco tempo depois de terminar o curso aceitei o convite de um antigo colega de uma formação para integrar uma empresa de consultoria. Nessa altura, surgiu-me pela primeira vez a oportunidade de cruzar três áreas que sempre me entusiasmaram, ainda que de forma inconsciente: a comunicação, a estratégia e o desenvolvimento comercial. Foi uma viragem inesperada, mas marcante.

A verdade é que depois da licenciatura em Jornalismo e do mestrado em Comunicação e Marketing, nunca imaginei verdadeiramente que o turismo viesse a afirmar-se no meu percurso como acabou por acontecer. Mas a verdade é que apareceu de forma muito natural, quase por acaso, através de uma conversa com um parceiro que me desafiou a olhar para este setor com outros olhos. E a partir desse momento, nunca mais o larguei…o setor claro. Repare que estávamos em 2010, altura em que o turismo em Portugal estava longe da afirmação que tem hoje. Na altura ainda pouco se ouvia falar de sustentabilidade, quanto mais fazer acontecer a sustentabilidade. Talvez por isso percebi rapidamente o potencial transformador do turismo quando orientado por valores de sustentabilidade.

A possibilidade de representar em Portugal os referenciais internacionais da Biosphere Responsible Tourism era entusiasmante e uma oportunidade que não podia desperdiçar. Era mais do que uma certificação – era uma forma de colocar em prática uma visão do mundo mais equilibrada, mais justa e mais alinhada com o futuro que (ainda) acredito ser possível.

Co-fundar e liderar a Biosphere Portugal foi, assim, um passo muito orgânico. Senti que fazia sentido, tanto no plano pessoal como profissional. Sou uma amante da natureza e acredito profundamente que o turismo pode ser uma força positiva para o desenvolvimento dos territórios e das comunidades. A Biosphere tem-me permitido colocar esse propósito em ação, todos os dias.

Co-fundar e liderar a Biosphere Portugal foi, assim, um passo muito orgânico. Senti que fazia sentido, tanto no plano pessoal como profissional.

Como surgiu a Biosphere e qual é a sua missão principal no setor do turismo sustentável?

A Biosphere surgiu pela mão do Instituto de Turismo Responsável, uma ONG internacional, no início do milénio. A Portugal chegou em 2010 e a semente germinou, acima de tudo, de uma inquietação. De uma vontade genuína de fazer diferente. De acreditar que o turismo, para além dos números e das tendências, pode ser uma ferramenta poderosa para transformar realidades, proteger e dar novas oportunidades aos territórios e oferecer também novas perspetivas às comunidades. E confesso que, ao início, parecia um sonho um pouco grande demais. Questionei-me algumas vezes sobre: por onde vamos começar. Mas tenho de admitir que um bom desafio sempre me estimulou – e este era dos bons.

Quando surgiu a possibilidade de representar em Portugal os referenciais da Biosphere Responsible Tourism, não vi apenas uma oportunidade profissional. Vi também uma porta aberta para concretizar algo em que acredito profundamente: que é possível fazer crescer negócios e territórios sem ‘esmagar’ e sem deixar nada e ninguém para trás – nem pessoas, nem natureza.

A missão da Biosphere é, por isso, muito, mas muito mais do que certificar. É inspirar, acompanhar e dar ferramentas concretas a quem quer ser parte da mudança, a quem sente que esta mudança é um imperativo. Queremos que cada empresa, cada destino turístico, cada profissional do setor, sinta que tem um papel ativo a desempenhar na construção de um turismo mais equilibrado, mais consciente e, acima de tudo, mais humano. Sem que por isso tenha de ser mais limitador ou menos indutor de felicidade e bem-estar.

A missão da Biosphere é, por isso, muito, mas muito mais do que certificar. É inspirar, acompanhar e dar ferramentas concretas a quem quer ser parte da mudança, a quem sente que esta mudança é um imperativo.

Trabalhamos com números, muitos indicadores e metas, sim – mas o nosso motor é a paixão. A paixão por ver projetos ganharem alma, por ver pessoas com os olhos a brilhar ao reencontrarem propósito nas suas atividades e por perceber que, passo a passo, estamos a ajudar a criar algo maior do que nós.

E se há dias em que o caminho parece desafiante? Claro que sim. Muito dias até. Mas ainda assim não perco de vista esta convicção: a de que vale a pena todos os dias juntar-me a tantos outras pessoas que já partilham esta ambição e que ajudam a fazer do nosso turismo um setor que respeita, que educa, que cuida. E é isso que me move, todos os dias.

Quais foram os maiores desafios na construção e crescimento da Biosphere?

Posso dizer, com toda a honestidade, que construir e fazer crescer a Biosphere em Portugal foi uma espécie de maratona (ainda em curso) com provas de obstáculos pelo meio… mas de olhos postos numa meta que vale mesmo a pena. E sim, houve momentos em que pensei: “quem me mandou a mim meter-me nisto?” – mas depois fixava-me no impacto que queríamos gerar, e tudo fazia sentido outra vez.

Um dos maiores desafios foi, sem dúvida, despertar nos players do setor uma verdadeira consciência sobre o valor estratégico da sustentabilidade. Estou a falar de uma altura em que, para muitos, sustentabilidade era sinónimo de plantar árvores ou apagar as luzes – estava longe de ser parte da estratégia empresarial ou pública. Era preciso mostrar, com os poucos dados que tínhamos e com alma, que ser sustentável não é uma despesa… é uma escolha de futuro. E isso deu luta, porque era quase convidar a um salto de fé!

Outro desafio gigante foi adaptar uma metodologia internacional, com toda a sua robustez, à nossa realidade portuguesa, tão marcada por micro e pequenas empresas, por territórios com baixa densidade e por estruturas que muitas vezes funcionam com recursos limitados. Tivemos de ser criativos, resilientes e, acima de tudo, muito flexíveis. O nosso primeiro teste foi a adaptação do nosso referencial internacional ao contexto concreto do Território Alentejo. O nosso primeiro parceiro territorial em Portugal foi a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que entendeu que a Biosphere era o referencial que melhor se ajustava às necessidades específicas do território e das suas empresas. Foi a primeira entidade a ter inscrito o Eixo da Sustentabilidade na sua estratégia. Estávamos em 2014…e ainda hoje mantemos a parceria. O Alentejo despertou o nosso crescimento e dá-nos ainda hoje a oportunidade de testemunharmos e fazermos parte do grande crescimento turístico da região, muito assente nos valores e práticas da sustentabilidade.

Voltando aos desafios… houve também o desafio mais silencioso, mas talvez o mais difícil: gerir a frustração de não ir tão rápido quanto gostaria. Porque quando acreditamos mesmo numa coisa, queremos resultados para ontem. E a verdade é que o tempo da transformação não é o nosso tempo. Aprendi que há avanços que precisam de maturação, de escuta, de construção paciente. Foi uma grande lição de humildade… e de persistência.

No fundo, ser gestora da Biosphere tem sido uma mistura entre estratégia e coração, entre plano de ação e esperança. E apesar de todos os desafios, continuo absolutamente apaixonada por aquilo que fazemos. Porque no fim do dia, sei que cada passo dado está a semear algo maior, mas sobretudo melhor.

ser gestora da Biosphere tem sido uma mistura entre estratégia e coração, entre plano de ação e esperança

Como define a sustentabilidade no contexto do turismo?

Para mim, a sustentabilidade no turismo é, acima de tudo, a arte de equilibrar interesses – e fazê-lo com responsabilidade e visão de longo prazo. É garantir que a atividade turística gera valor económico real para os negócios e para os territórios, sim, mas sem nunca perder de vista o impacto que tem nas comunidades que a acolhem e nos ecossistemas que a suportam, sim, porque sem as comunidades e sem os ecossistemas a atividade turística não existem.

Não se trata apenas de ser “verde” ou de cumprir com meia dúzia de boas práticas. Trata-se de gerir bem, de diariamente procurar fazer melhor. De fazer escolhas conscientes, baseadas em dados e em compromissos, e de ter a coragem de pensar para além da próxima época alta. É saber que um destino turístico não é um produto, é um sistema vivo e sensível – feito de pessoas, de cultura, de natureza e de relações. E que tudo isso precisa de cuidado, planeamento e respeito.

Sustentabilidade no turismo é quando uma empresa de alojamento local investe nos seus colaboradores e colaboradoras e na sua formação contínua. É quando uma empresa de animação turística tem a preocupação de trabalhar com produtores locais e valoriza o património imaterial. É quando um município integra a sustentabilidade nos seus instrumentos de planeamento e governação. É quando o turista sai mais consciente e o residente se sente respeitado.

No fundo, é transformar o turismo num motor de desenvolvimento saudável, sem esgotar aquilo que o torna único. É um desafio de gestão, mas também de humanidade.

Por Inês Gromicho
Tags: Biosphere Portugalcertificaçãosustentabilidadeturismo
Artigo anterior

Antiga Sala Teatro Modestos renasce como espaço de eventos no Cénica Porto Hotel

Próximo artigo

Explora Journeys com experiências imersivas de pré e pós-viagem no Alasca e Canadá para o verão 2027

Artigos Relacionados

Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares
Destino do mês

Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

21 de Novembro, 2025
27
Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Formação

Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

21 de Novembro, 2025
41
Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”
Política

Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

21 de Novembro, 2025
45
Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa
Associativismo

Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

21 de Novembro, 2025
49
Próximo artigo
Explora Journeys apresenta novos itinerários no Mediterrâneo, na Islândia e muito mais para o verão 2026

Explora Journeys com experiências imersivas de pré e pós-viagem no Alasca e Canadá para o verão 2027

Notícias Populares

  • Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
21 Novembro 2025
Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
21 Novembro 2025
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
21 Novembro 2025
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem
21 Novembro 2025
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC