Bento Gonçalves: O epicentro do enoturismo do Rio Grande do Sul
Pô-do-sol na vinha e um copo de vinho talvez não sejam das primeiras coisas que associa a umas férias no Brasil. Sol, mar, praia e caipirinhas provavelmente podem fazer parte do seu vocabulário para este conceito, mas o nosso país irmão tem, com certeza, muito mais para oferecer.
A Ambitur viajou em novembro até Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a convite da TAP e da Festuris (feira de turismo que se realiza em Gramado), para conhecer aquele que pode ser considerado o epicentro do enoturismo da região. E se está a estranhar a ideia, garantimos que a chegada à cidade é bem esclarecedora: “Você está entrando no mundo do vinho” – é a mensagem proferida num pórtico em formato de barrica.
E a partir deste momento, aconselhamos a que se beber (porque não vai resistir), não conduza!
Em alternativa, apanhe o Trem Maria Fumaça, que parte da cidade de Gramado até Bento Gonçalves, num percurso de 23 quilómetros. Durante 1h30 é prometida muita diversão a bordo deste comboio, com degustações de vinho e de sumo de uva e com momentos musicais que o farão pular do seu banco e dar um pézinho de dança, enquanto observa as paisagens circundantes. Esta experiência custa cerca de 385 reais (cerca de 60 euros/por pessoa) e está disponível (obrigatoriamente) para pessoas que estejam hospedadas em Gramado ou em Canela.
E depois desta diversão, o descanso não podia soar melhor. A Ambitur rumou até ao famoso Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, para se instalar no Spa do Vinho Hotel, que, idealmente, tem um pôr-do-sol incrível no seu terraço com vista para as extensas vinhas. Neste espaço poderá desfrutar de um belo espumante brasileiro do Miolo, adega em frente ao alojamento, que se faz acompanhar de uma tábua de queijos e enchidos igualmente saborosa.
Este hotel promove ainda vinoterapia no seu spa, passeios de balão, e momentos gastronómicos nos restaurantes Leopoldina, Bistrô Culinária de Terroir, Enoteca Vino.Libris, Esplanada Gaúcha e Gastrobar. Um extra é que este alojamento é apenas para adultos, pelo que será ideal para escapadinhas românticas neste local da Serra Gaúcha.
E depois da pausa, mais um (alguns) copo de vinho!
Bento Gonçalves disponibiliza um autocarro turístico pela cidade (com guia) para conhecer os principais pontos de paragem e o que não pode mesmo perder. E claro que a passagem no Vale dos Vinhedos não fica para trás, onde as opções são adegas ou…adegas. Podemos dizer que os fãs de vinho estarão no seu paraíso.
A Ambitur foi, particularmente, conhecer a Cave do Sol, que funciona desde setembro de 2020 na produção de vinhos e até de sumo de uva. Este negócio familiar é capaz de produzir cerca de 35 mil garrafas por ano, entre vinhos e espumantes, sendo que a sua distribuição engloba todo o Brasil. Todavia, a aquisição tem de ser feita em loja, no site da adega ou via WhatsApp. E até mesmo em restaurantes, poderá ainda ser complicado encontrar este líquido magnífico. Por isso, garanta a sua passagem por aqui com direito a visita à adega e a uma degustação.
E porque o verdadeiro conhecimento vem da experiência, a próxima paragem tinha de ser outro produtor. Lídio Carraro, que dá o nome à adega, produz cerca de 60 mil garrafas por ano de vinhos puristas. A sua mulher, que nos instruiu numa maravilhosa degustação dos vinhos da família, explicou que estes líquido alcoólico não passa por qualquer alteração.
Com especial destaque este ano na Festuris, os vinhos do Lídio Carraro podem ser encontrados em algumas lojas em todos os estados do Brasil, além da opção de compra presencial ou pelos canais de e-commerce. E, por curiosidade, numa visita a um restaurante local, a Ambitur confirmou este nome na carta de vinhos e elegeu na sua refeição.
Atualmente, Lídio Carraro exporta para sete países (ainda sem contar com Portugal), como é exemplo o Canadá, a França, os EUA, a Alemanha e a Hungria, mas, durante o Mundial de futebol em 2022, chegou a exportar para cerca de 30 países.
E muitas mais adegas e alojamentos carecem de visita no Vale dos Vinhedos – este que é lugar perfeito para os amantes de enoturismo e os que têm um bichinho pela comida italiana, pois esta região, pela influência dos colonos que aqui vieram habitar oriundas da Europa, traz o melhor destes dois mundos à experiência turística em Bento Gonçalves.
Mais do que um mergulho no mar, procure o Brasil para um salto profundo nas raízes da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Por Diana Fonseca, no Brasil, a convite da TAP e da Festuris