ASGAVT contra aumento da taxa de distribuição da Air France / KLM

A ASGAVT refere, numa nota de imprensa divulgada hoje, estar “frontalmente contra o aumento das taxas de distribuição via GDS, anunciadas pela Air France / KLM”. E explica que as duas companhias anunciaram o aumento do custo de distribuição em GDS para 21 euros por trajeto a partir de 1 de julho de 2023.

Miguel Quintas, presidente da ASGAVT, sublinha que “temos muita dificuldade em entender este acréscimo brutal de custos nos canais de distribuição. Apesar destes canais serem fundamentais para as agências de viagens o problema adensa-se verdadeiramente porque estas decisões representam uma redução na transparência de preços para o cliente final. Esta é uma guerra entre companhias aéreas e GDS’s, a qual não diz respeito às Agências de Viagens, que acabam por ser penalizadas”.

O dirigente associativo acrescenta ainda que “um voo de ida e volta para Paris custa agora, apenas em taxas de distribuição, mais 42 euros se for reservado diretamente em Amadeus ou Galileo. Quase tanto como um voo low-cost. Nenhum cliente final entende isto”.

No mesmo comunicado, a ASGAVT considera que as agências de viagens são as principais prejudicadas nestes modelos de tomada de decisão unilateral pelas companhias aéreas e que o impacto é negativo em toda a linha da distribuição: “na relação quadrangular existente, a companhia acaba a vender mais caro e torna-se menos competitiva; num segundo vértice, os GDS’s veem reduzida a sua competitividade e portanto o seu uso por parte das agências de Viagens; num terceiro vértice, as Agências de Viagens têm dificuldade em explicar ao cliente porque os preços não são iguais em toda a linha de distribuição e finalmente e muito mais importante, o cliente final encara que todo o processo é pouco transparente, podendo sentir-se enganado facilmente”, justifica.

A ASGAVT promete ainda que procurará trabalhar para evitar desigualdades existentes no mercado com o objetivo de garantir o fortalecimento de um sistema de preços transparente no setor das agências de viagens.