“As reservas que temos para os próximos meses superam os valores do mesmo período de 2023”

Quem é diz é José Theotónio, presidente da comissão executiva do Pestana Hotel Group, que esteve hoje reunido com a imprensa para apresentar os resultados do grupo de 2023. Os primeiros dois meses deste ano já superaram os mesmos meses do ano passado, pelo que “as perspetivas são positivas”. Se bem que o responsável admitiu que o período da Páscoa acabou por ser afetado pelo mau tempo com a taxa de cancelamentos a frustrar os bons resultados que se previam, sobretudo a nível do mercado nacional.

“É muito importante crescer em valor, pois quando conseguimos crescer através do preço, trazemos mais valor acrescentado para a economia portuguesa”

O mercado dos EUA é hoje um dos mais importantes e, em alguns meses, é mesmo o principal mercado internacional das unidades do grupo hoteleiro, tendo contribuído para que o preço médio pudesse subir em 2023. Em termos globais, o preço médio aumentou 9,5% para os 144,2 euros, e em Portugal este valor situou-se nos 142,1 euros (+8,9%). “É muito importante crescer em valor, pois quando conseguimos crescer através do preço, trazemos mais valor acrescentado para a economia portuguesa”, concluiu o gestor. Para este ano, o grupo pretende crescer o preço médio mas o responsável não acredita que se consigam atingir as taxas de crescimento do ano passado.

Quanto ao mercado nacional, o grupo estará a sentir alguma retração sobretudo nas chamadas escapadinhas, nas épocas mais baixas, o que deverá ser fruto da conjuntura económica que se vive e que afeta os orçamentos das famílias portuguesas.

Em jeito de balanço, as receitas do Pestana Hotel Group atingiam os 557 milhões de euros em 2023, mais 23% do que no ano anterior, com o EBITDA a situar-se nos 189 milhões de euros, o que posiciona o grupo “no TOP 10 das empresas portuguesas”, aponta José Theotónio. Já o resultado líquido ficou nos 105 milhões de euros, uma ligeira redução de 4% relativamente a 2022, que é explica pela venda do hotel no Algarve a um fundo internacional, contribuindo para um “resultado extraordinário”.

A taxa de ocupação na hotelaria, negócio que representa 67%, ou dois terços, da atividade do Pestana Hotel Group, cresceu 3,9% face a 2022, para os 67,7%, em termos globais, com Portugal a registar um aumento de 3,4% para os 68,8%. O segundo grande negócio do grupo é o imobiliário turístico, que representa cerca de 16%, seguindo-se então os negócios do golfe, do casino, do vacation club (antigo time sharing), administração de propriedades e a empresa de cervejas da Madeira, que em conjunto equivalem a cerca de 17% da atividade da empresa. No que se refere ao vacation club, José Theotónio fez saber que com o aumento da procura a nível da hotelaria no Algarve, assim que os contratos terminarem, o grupo passará essas unidades para a hotelaria, algo que já aconteceu em 2023.

Por fim, em 2023, o Pestana Hotel Group fez uma amortização antecipada dos empréstimos a taxa variável em cerca de 120 milhões de euros, e reduziu a dívida líquida do grupo para os 0,9%

Investimento de 85 milhões de euros em 2023

Em 2023, o Pestana Hotel Group investiu cerca de 85 milhões de euros na aquisição ou renovação de hotéis. Assim, além de comprar o empreendimento turístico Vila Sol, em Vilamoura, o qual já geria, iniciou a construção “a sério” do Pestana CR7 Paris. E a nível de remodelações, o investimento dirigiu-se para a Madeira, com o antigo Palms a transformar-se no Pestana Vila Lido Madeira e a ganhar mais uma estrela para um total de 5 estrelas, uma obra que ficou concluída em outubro. A 1 de maio o grupo espera abrir o antigo Delfim que será agora Pestana Blue Alvor Beach, que tambem passou das 4 para as 5 estrelas e reabre portas como all inclusive.

Já este ano, a cadeia hoteleira já abriu portas ao Pestana Orlando Suites Lake Buena Vista, em Orlando, a funcionar desde 1 de março.

Em construção está o Pestana Dunas Porto Santo, com o objetivo de estar concluído em maio de 2025; e o Pestana CR7 Paris, que deverá abrir portas no início de 2027. Este último está integrado naquele que será um dos maiores projetos de renovação urbanística de Paris, ocupando cerca de 20% do total do terreno, que incluirá além de uma componente residencial e de escritórios, um mega centro comercial.

Principais canais de venda

O principal canal de vendas do Pestana Hotel Group são os operadores online, que representam 41%, e dentro destes os três maiores são a Booking (20%), Expedia (6,6%) e Hotelbeds (3,3%). Segue-se o canal direto, com uma representação de 30% nas vendas, que é acompanhado pela força de vendas a nível dos grupos e corporate com 18% e o offline, ou operadores tradicionais, a representarem 10,8%.

As unidades estrela de 2023

O Pestana Hotel Group premiou algumas unidades distinguindo-as em três componentes. Assim, a nível dos resultados, com a melhor rentabilidade, destacou-se o Pestana Carlton Madeira, nas Pousadas foi distinguida a Pousada de Lisboa, e no exterior o Pestana Amesterdão.

A nível do serviço, o destaque foi para o Pestana Park Avenue, a Pousada de Sagres e, em Portugal, houve um empate entre o Palácio do Freixo (Porto) e o Pestana Grand na Madeira.

Por Inês Gromicho

Leia também…

Pestana Hotel Group: “Hoje fazer hotelaria sem pensar em imigrantes é impossível”