Amadeus revela principais tendências de viagens para 2025
A Amadeus acaba de divulgar o seu relatório “Tendências de Viagens para 2025”, em parceria com a Globetrender, apontando cinco tendências que prometem reformular as viagens no próximo ano. de acordo com Daniel Batchelor, vice-presidente de Comunicação Corporativa & Comunicação da Amadeus, “após um ano onde a mudança se tornou o pano de fundo da vida quotidiana, os viajantes procuram, mais do que nunca, uma conexão mais profunda com as pessoas e os locais. Vamos assistir a uma mistura de velhos favoritos com novas experiências imersivas, com estadias únicas que colocam destinos no mapa. A Ásia prepara-se para uma recuperação turística, à medida em que assistimos a um aumento das viagens a solo, com as pessoas a quererem mais experiências autênticas e longe dos ecrãs”.
1. A Amadeus prevê uma “uma nova vaga de nostalgia”, com as pessoas a escolherem destinos com base em épocas icónicas como os anos 90 ou os Loucos Anos Vinte, e a reviverem as suas viagens do passado preferidas. Já assistimos a cultura a refletir-se nesta tendência com a Geração Z a adotar as cameras digitais vintage e os relançamentos a invadirem os cinemas.
2. Voos personalizados: “Experiências altamente personalizadas, conectadas e imersivas” são as características que modelam o entretenimento a bordo em 2025. Embora muitos passageiros usem os seus próprios dispositivos para entretenimento, as companhias aéreas estão a elevar os conteúdos que oferecem aos clientes, potencializando a AI, o 5G e a realidade virtual para o fazerem.
A Delta Air Lines, por exemplo, anunciou o arranque do Wi-Fi gratuito com “streaming quality” em voos internacionais selecionados, com o objetivo de oferecer conectividade gratuita a toda a frota até final de 2025. Já a Turkish Airlines irá oferecer Wi-Fi grátias e ilimitado a partir de finais de 2025. E olhando para o futuro, as companhias aéreas poderão vir a integrar cameras de reconhecimento para sugerir conteúdos baseados no estado de espírito do passageiro, o que poderá também ajudar a tripulação a perceber se estes estão tensos, com medo ou irritados. A Qatar Airways será a primeira no Médio Oriente e Norte de África a instalar Starlink em três B777-300s até final deste ano ainda.
3. Hotéis pioneiros: Os viajantes estão a reservar as suas estadias em locais com uma identidade única, que possam oferecer-lhes uma experiência. Com os hotéis a tornarem-se cada vez mais destinos por si, os viajantes estão dispostos a fazer tudo para ficarem em alojamentos inspiradores.
Um exemplo é o novo Reverb Hamburg, que abriu no verão de 2024, num bunker de guerra alemão, com jardins no rooftop, e que hoje integra o Hard Rock Hotel Group. Em Londres, o marco histórico Admiralty Arch (que está em frente o Palácio de Buckingham) irá reabrir as portas como hotel de cinco estrelas Waldorf-astoria em 2025. Em Itália, a Marriott International vai frevelar o Edition Lake Como numa mansão do século 19 à beira do lago.
4. O regresso da Ásia: Viajar para dentro e fora da Ásia é uma tendência que deverá atingir os níveis pré-2019 com o regresso da China. A China, que foi “o mercado turístico emissor mais valioso do mundo em 2019”, irá alargar a sua política de isenção de vistos até ao final de 2025. E a Amadeus prevê que a Tailândia seja “o destino turístico mais falado do ano”, com programas de TV populares como White Lotus a contribuirem para este título.
A Etihad, por exemplo, é uma de muitas companhias aéreas que está a expandir a sua rede asiática – neste caso com o lançamento de voos entre Abu Dhabi e Singapura a partir de 1 de fevereiro de 2025, tendo aumentado a frequência dos voos para a Tailândia.
5. Conexões IRL (in real life): Desde descobrir o romance a fazer amigos, a Amadeus antecipa uma mudança do online para o presencial. Impulsionado pelo esgotamento digital, o relatório prevê “uma vaga de aventuras em grupo ou a solo concebidas para provocar conexões genuínas”. Os dados da Amadeus mostram que o número de turistas que viajam sozinhos aumentou 15,6% em 2023 face ao ano anterior. E a tendência manteve-se em 2024, com uma subida de 9,2%.