Amadeus investe na Caphenia para produzir combustível de aviação sustentável
A Amadeus adquiriu uma participação minoritária no produtor de combustível de aviação sustentável, Caphenia. A empresa está a desenvolver um método inovador para produzir SAF de uma forma mais acessível e escalável.
O investimento dará à Amadeus uma maior visibilidade dos desafios do sector dos combustíveis sustentáveis para a aviação, permitindo à empresa explorar ainda mais o papel que pode desempenhar neste elemento-chave do progresso da indústria em direção ao objetivo de zero emissões líquidas até 2050.
A Caphenia estabeleceu uma abordagem inovadora para a produção de gás de síntese a partir de uma mistura de biogás, CO2, água e eletricidade. É possível produzir uma variedade de combustíveis renováveis, com uma redução de até 92% das emissões de CO2, em comparação com a base de combustíveis fósseis.
O Mark Misselhorn, ciretor Executivo da Caphenia, afirmou: “o nosso processo é acessível, utilizando um sexto da eletricidade necessária para métodos alternativos de produção de PBS, e é escalável. Temos a ambição de produzir em grande escala até 2028, com o objetivo de preencher a lacuna entre a procura prevista de PBS e a oferta atual”.
De acordo com a iniciativa Zero Net Emissions da IATA, as SAF podem ser responsáveis por 65% das reduções de emissões de gases com efeito de estufa necessárias para que o sector da aviação atinja emissões líquidas nulas até 2050. Para alcançar a redução de 65% das emissões de gases com efeito de estufa, estima-se que seja necessária uma capacidade de produção de 449 mil milhões de litros por ano a nível mundial.
A produção de SAF, em 2021, foi de apenas 125 milhões de litros, ou seja, menos de 0,1% da capacidade de produção estimada necessária. A CAPHENIA planeia iniciar a produção no próximo ano e espera produzir 10 milhões de litros de SAF até 2027, com o plano de aumentar para mais de 100 milhões de litros até 2030 e mais de mil milhões de litros até 2035.