Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham Medalhas de Ouro em competições internacionais

Inês Silva (Prata) e Manuel Godinho (Ouro)

Leonor Bessa, José Marinho, Manuel Godinho e Ivânia Oliveira, alunos das Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal, conquistaram quatro medalhas de ouro em duas das mais relevantes competições internacionais de hotelaria e turismo, realizadas este mês de novembro. As Escolas do Turismo de Portugal e os seus alunos estiveram em destaque nestas competições, pois para além destas quatro medalhas de ouro, conquistaram outras quatro: três de prata e uma de bronze.

As medalhas de ouro foram para alunos da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) do Porto (Leonor Bessa), EHT de Lisboa (José Marinho e Manuel Godinho) e EHT do Oeste (Ivânia Oliveira, na foto principal). A prata foi para alunos da EHT de Coimbra (João Monteiro), EHT de Lisboa (Inês Silva) e EHT de Portalegre (Miguel Timóteo). O bronze foi conquistado por Luísa Silva da EHT de Coimbra.

José Marinho (Ouro)

Para Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, “estas distinções a nível europeu são um enorme orgulho para as Escolas do Turismo do Portugal. Os nossos alunos são o rosto do setor do turismo e, como profissionais e empreendedores de excelência, essenciais para que possamos continuar a garantir que Portugal é, não só o melhor destino turístico do mundo, como lidera o turismo do futuro.”

Na 36.ª edição da Conferência Anual da Associação Europeia das Escolas de Hotelaria e Turismo, os alunos portugueses conquistaram quatro medalhas: Ouro na categoria Hotel Management (José Marinho) e Culinary Arts (Leonor Bessa). Prata na categoria Wine Service (João Monteiro) e bronze na categoria Pastry (Luísa Silva). Organizada pela VESK, a competição teve lugar em Vilnius, Lituânia, entre 6 e 11 de novembro. Participaram mais de 850 participantes, de 25 países, entre os quais 391 alunos de escolas de hotelaria e turismo.

A 30ª edição da EURHODIP (International Association for Supporting Education and Training in Hospitality and Tourism) Conference, decorreu de 1 a 5 de novembro em Famagusta, Chipre. Contou com a participação de alunos e formadores das EHT de Lisboa, Oeste e Portalegre, tendo conquistado medalhas de ouro nas categorias Culinary Arts (Manuel Godinho) e Marketing Management (Ivânia Oliveira) e medalhas de prata nas categorias Tourism Management (Inês Silva) e Food and Beverage Management (Miguel Timóteo). Esta prova é uma referência global na partilha de conhecimentos e formas de trabalhar, aprendizagem e troca de experiências.

2023 tem sido um ano de prestigiadas conquistas para a Rede de Escolas do Turismo de Portugal, que tem a registar outras vitórias em competições, por parte de antigos alunos. Pedro Duarte, antigo aluno da EHT do Porto, venceu o mais prestigiado concurso de bar em Portugal. “Ganhar o Bartender do Ano significa muito para mim. É a concretização de um objetivo pessoal. Uma competição que tem uma tradição de vencedores únicos e daqui para a frente só me resta valorizar este nome para que a indústria de bar continue a crescer”, sublinhou Pedro Duarte.

Ainda a 10 de outubro, Nelson Freitas, antigo aluno das Escolas de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e de Coimbra, foi eleito o Melhor Jovem Chef de Cozinha do Mundo. O jovem cozinheiro, venceu o Concurso S. Pellegrino Young Chef Academy 2022-23, que reconhece os melhores chefes de cozinha com menos de 30 anos.

Estes prémios confirmam a qualidade da formação das Escolas do Turismo de Portugal. Já em junho de 2023, a Rede de Escolas do Turismo de Portugal foi a vencedora da categoria Entidade Formadora, na 7ª Edição dos Prémios da AHRESP, cujo objetivo é distinguir as melhores empresas e instituições no setor do Turismo.