O Alentejo, tão tipicamente pintado a tons amarelados e quentes, também pode ser um local refrescante e bem azul. As águas desta região podem ser o escape perfeito para os dias abrasadores e encaixam na perfeição no lema “caiado de fresco”.
Com oito Estações Náuticas já certificadas (Alandroal, Avis, Mértola, Monsaraz, Montargil, Moura, Odemira e Sines), a expectativa é continuar a expandir esta rede de águas alentejanas: “acredito que a curto prazo também possamos englobar na rede as Estações Náuticas de Mourão, Alcácer do Sal e de Cuba”, confirmou José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, numa apresentação pública feita no passado sábado, dia 12 de julho.
“Há uma ideia muito comum nas estações náuticas, por um lado a questão da sustentabilidade, um produto muito baseado na articulação do património natural e do património cultural, mas também acabam por ser uma espécie de laboratórios de construção de destinos turísticos”. “Na nossa comunicação para o mercado nacional e internacional, temos procurado apresentar as estações náuticas como refúgios climáticos”.

Alandroal
A contar já com 20 mil dormidas (+6-7% em 2024), o Alandroal oferece um areal com 148 metros de extensão, com chapéus de colmo e pontuado de oliveiras e azinheiras, além de uma zona verde com 750 m2.
Com a possibilidade de praticar vela, pesca desportiva e recreativas, stand-up paddle, mergulho e ainda fazer passeios de barco ou de caiaque, esta localização privilegia-se também por eventos marcantes como o Festival do Peixe do Rio (março), a Descida de de Quaiaque ÁguasFrias (junho) e o Trail Trilhos do Endovélico (novembro).
Avis

Esta zona destaca-se pelo plano de água incrível que é a Albufeira do Maranhão e que a Ambitur já teve a oportunidade de explorar. Com um crescimento nas dormidas na ordem dos 8% em 2024, é uma localização que se garante inspiradora e relaxante para quem lá passar.
Aqui pode praticar remo, canoagem, windsurf, kitesurf, pesca, vela, esqui aquático, stand-up paddle, e fazer passeios num barco movido a energia solar. Conte ainda com um parque de campismo, parque de merendas, piscinas municipais e uma praia fluvial com chapéus de colmo.
Ao nível de eventos, Avis promete a Feira Franca de Avis(julho) e o Traveler’s Event (setembro).

Mértola
Com uma proposta diferente, Mértola trabalha muito a ligação ao Rui Guadiana, que “é um eixo de atração mito interessante”, segundo José Santos. Certificada desde novembro de 2022, esta Estação Náutica oferece uma pista de remo e canoagem, um centro de formação de canoagem, além de 46 postos de pesca desportiva de margem.
Os eventos âncora desta zona são o Festival Islâmico (maio), o Grande Prémio “Grande Rio do Sul”(abril), o Festival Peixe do Rio (abril) e o Campeonato Nacional de Esperanças – Canoagem (fevereiro).
Monsaraz

Este “grande centro turístico do Alentejo e do país”, onde nasceu a primeira praia fluvial dentro do conceito das Estações Náuticas, “mistura a planície alentejana com a água e faz um contraste, do ponto de vista da paisagem, muito interessante”, garantiu o presidente da ERT Alentejo.
Aqui pode praticar canoagem, caiaque, pesca desportiva, remo, stand-up paddle, wakeboard, ski náutica e fazer passeios de barco e consequentes refeições a bordo. Além disso, é uma zona bem preparada para a prática de modalidades adaptadas.
Monsaraz destaca-se ainda pela sua forte ligação à vitivinicultura e ao enoturismo.
Moura-Alqueva
“Moura, que tem feito também uma aposta muito interessante e que tem emprestado muita qualidade ao Conceito das Estações Náuticas”, tem quatro spots náuticos distintos: Estrela Aldeia Ribeirinha, Cais da Barca, Centro de Remo do Ardila e o Centro Náutico de Moura – Alqueva.

Aqui, onde a Ambitur também já teve oportunidade de estar, pode fazer wakeboard, ski aquático, tração de bóias, wingfoil, e-foil, passeios de barco, canoagem, e stand-up paddle.
Como infraestruturas de apoio existem toldos e espreguiçadeiras, espaços verdes e piscinas flutuantes, além de uma Plataforma Central de Lazer com café esplanada e edifício de operadores turísticos.
Pode ainda visitar esta zona pela Taça de Portugal de Escolas de Vela (setembro), pelo Circuito Nacional de Vela Adaptada – Etapa de Moura(abril), pelo Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo – Etapa (maio) e pelo Moura Sailing Challenge.
Montargil

Localizada no concelho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, a Albufeira de Montargil oferece excelentes condições para atividades náuticas.
Marcada pela paisagem de montado, pinhal e zonas ribeirinhas, é ideal para turismo ativo e de natureza, com a possibilidade de praticar vela, wakeboard, canoagem, jet-ski, caiaque,
passeios de barco, wakesurf, wakeskate, ski aquático e sessões de bóia.
Esta zona conta ainda com 50 lugares de ancoradouro e em 2026 irá chamar a atenção pela inauguração de uma praia fluvial com infraestruturas de apoio e uma piscina flutuante.
Odemira

Este que é o terceiro concelho do Alentejo com mais dormidas (400.000), tem uma Estação Náutica polinucleada: Rio Mira, faixa costeira e Albufeira de Santa Clara.
Aqui pode ter aulas de surf, praticar bodyboard, stand-up paddle, kitesurf, canoagem caiaque, mergulho, pesca desportiva, e ainda fazer passeios marítimo-turísticos. Além disso, pode fazer fun dive com moto subaquática, pesca submarina, snorkeling e mesmo mergulho em Apneia.
Com um centro e escola de mergulho livre, pode também aqui alugar equipamentos para estas práticas.
Sines

Sines está situado exatamente a meio da Costa Alentejana, entre a Reserva Natural da Lagoa de Santo André e da Sancha e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Localizada no litoral alentejano, destaca-se pelo seu porto natural, forte identidade marítima e tradição ligada à navegação.
Nesta Estação Náutica pode praticar vela, caiaque de mar, surf, mergulho, canoagem, motonáutica, bodyboard, SUP, fotografia e vídeo aquático.
Aqui encontra um porto de recreio com 180 lugares e disponibilidade para receber embarcações até 30 metros, passadiços flutuantes, doca seca e área de serviços para manutenção e reparação de embarcações.
Por Diana Fonseca























































