AIM Group: Patrocinadores anseiam regressar aos eventos presenciais
A AIM Group International, uma empresa especializada na organização de congressos, eventos e comunicação, publicou hoje os resultados da pesquisa “Eventos presenciais, híbridos ou digitais? Tendências e perspetivas dos Patrocinadores”. O inquérito conta com as perspetivas de mais de 200 representantes de empresas farmacêuticas e bio-farmacêuticas, de todas as áreas terapêuticas.
“Estamos num ponto de viragem, com a reabertura de eventos presenciais a partir de julho e o planeamento de eventos para o próximo outono”, explica Patrizia Semprebene Buongiorno, vice-presidente da AIM Group International. “Neste momento, considerámos que seria útil pedir aos decisores empresariais que patrocinam eventos que repensem as suas atitudes e desejos e concebam soluções e projetos mais em consonância com as expectativas do mercado. Os resultados do inquérito são muito interessantes e encorajadores porque revelam, em primeiro lugar, que as empresas continuam a acreditar nos benefícios dos eventos presenciais e estão interessadas em investir nesta ferramenta que vai para a frente.”
Eis algumas das principais conclusões:
· Metade das empresas inquiridas estão prontas para patrocinar eventos presenciais já no próximo outono – apenas 16% excluem esta opção e os restantes 37% preferem decidir mais tarde;
· O orçamento para eventos em 2021 será maioritariamente atribuído a eventos presenciais ou híbridos (43%), enquanto os eventos digitais foram preferidos por uma em cada três empresas (35%);
· Assumindo a necessidade de participação num evento híbrido, a maioria preferiria participar presencialmente (52%), ou presencialmente e online (31%); apenas uma pequena fração (17%) optaria apenas por assistir ao evento online;
· Quanto aos eventos virtuais, a preferência vai para os de curta duração; 76% escolheu entre seis e 12 horas de duração;
· No caso de eventos virtuais, os patrocinadores preferem patrocinar sessões científicas (82%) ou oportunidades que dão visibilidade à marca (82%);
· Entre as atividades para tornar os eventos virtuais mais eficazes, os patrocinadores preferem vídeos e-learning curtos publicados antes ou depois do evento (60%), seguidos por sessões científicas em formato televisivo com um moderador/apresentador profissional (50%), sessões de Q&A com líderes de opinião-chave (48%) e também formatos de gaming (escape room, quiz, etc.) (38%) .
“A partir da análise das respostas e do diálogo que tivemos com os representantes das várias empresas consultadas, notamos claramente uma forte tendência para favorecer o regresso a eventos presenciais ou, pelo menos, a algum tipo de formato híbrido. Além disso, notamos que enriquecer os aspetos virtuais de reuniões com novas ferramentas de envolvimento, também foi considerado importante” explica Gaia Santoro, responsável pela Unidade de Patrocínios da AIM Group International. “Com isto em mente, podemos prever que os eventos do próximo outono envolverão uma mudança para características de eventos mais sofisticados – que apelidamos de «eventos aumentados». Combinam-se assim algumas vantagens típicas das plataformas online – como o acesso a partir de qualquer lugar, qualquer dia e hora, bem como a uma expansão do público – combinando com os pontos fortes dos eventos presenciais que têm a capacidade de envolver os participantes, transmitir conteúdos de forma mais eficaz e fortalecer o networking e as relações humanas”.
“A pandemia funcionará como uma «mudança de jogo» para a indústria de eventos, onde a experimentação, a inovação, a flexibilidade e a coragem evidenciadas durante a pandemia, estão agora a abrir caminho para que novos formatos evoluam, adaptando-os ainda mais às necessidades específicas de cada alvo e cliente. Os novos formatos inspiram-se também em diferentes setores, como TV, jogos, feiras, etc.), permitindo que os organizadores de eventos identifiquem a melhor solução para obter os resultados desejados, alterando não só o formato (presencial, virtual ou híbrido), mas também a duração e planeamento de horários, a interação entre os participantes, a comunicação prévia, durante e depois do evento. Em suma, estamos a assistir a vários sinais positivos que sugerem que uma vez terminada a pandemia, os eventos emergirão da crise ainda mais fortalecidos e eficazes” conclui Patrizia Semprebene Buongiorno.