AHP celebra Protocolo com a Quercus para recolha e reciclagem de rolhas de cortiça nos hotéis
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) assinou um protocolo de colaboração com a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que marca a adesão da hotelaria, através do Programa Hospes – programa de desenvolvimento sustentável da AHP, ao projeto Green Cork.
Ambas as Associações sublinham por esta via o papel fundamental do associativismo na implementação de compromissos globais para o Desenvolvimento Sustentável, dando corpo ao ODS 17.
Esta iniciativa tem como objetivo recolher rolhas de cortiça para reciclagem nos hotéis e transformá-las em novos produtos, dando-lhes uma segunda vida. O valor é posteriormente investido na nossa floresta através da plantação de árvores, por intermédio da iniciativa Floresta Comum.
Para Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, a adesão a esta iniciativa no Dia Mundial do Ambiente “não só tem um valor simbólico, como é mais um passo significativo que a Hotelaria dá para a promoção da economia circular e sustentabilidade ambiental no setor. Esta parceria com a Quercus, e que conta de há muito com a colaboração empenhada da Corticeira Amorim, irá permitir aos Hotéis dar uma contribuição direta para a reflorestação do nosso país com espécies autóctones, essenciais para a preservação da biodiversidade.”
“Ao envolvermos os nossos hotéis associados, seus hóspedes e trabalhadores nesta iniciativa, estamos não só a sensibilizar a sociedade para a importância da reciclagem e da conservação, como a dar mais uma prova do nosso compromisso ambiental, social e económico, e ainda a contribuir para o nosso património natural e paisagístico. Estou certa de que poderemos vir a contar com todos os Hotéis neste projeto”, conclui a responsável.