Agência brasileira de MICE arranca com operações em Portugal de olho no mercado europeu
Com 30 anos de mercado, a brasileira TSBetc, agência de MICE especializada em marketing 360º, começou as operações em Portugal com a realização de eventos, programas de incentivo e feiras. A empresa investiu 1,5 milhões de euros para o primeiro ano de operação no país e montou a sede e a base logística no Porto, e um escritório comercial em Lisboa.
O momento não poderia ser melhor para a TSBetc, que acaba de ser galardoada como uma das três melhores agências de viagens de incentivo do mundo. O resultado é do Crystal Awards 2024 e foi divulgado no início deste mês de março em Istambul, durante a Conferência Global SITE 2024. A TSBetc foi a única agência nesta edição a chegar na final em duas categorias diferentes, entre 74 cases inscritos pelo mundo, com o case “dōTERRA Blue Diamond Summit 2023 – Kenya”. Ao longo de sua existência, a agência já entregou mais de 3.500 projetos para mais de 82 marcas, atendendo em 45 países e proporcionando quase 300 mil experiências impactantes.
Os planos de expansão internacional já estavam na mente do CEO da TSBetc, Renato Amaral, há algum tempo, e no ano passado decidiu começar por Portugal. “Ao longo dos anos, criámos muitos relacionamentos no país, o que nos gerou importantes parcerias para poder atuar com excelência, assim como fazemos há 30 anos no Brasil”. E no início de 2023, o projeto começou a tomar forma. “Estudámos muito o segmento de live marketing e incentivos em Portugal e ele se mostrou muito promissor. Então, decidimos vir.”
O objetivo, segundo Renato Amaral, é oferecer ao mercado português e europeu a expertise da TSBetc em eventos, convenções, feiras, incentivos, logística, ativações de marca e inovação. As ações para os primeiros clientes arrancaram no fim de 2023 com a realização de um evento para a Worten, que reuniu 600 pessoas, e a campanha Incentivo de Natal 2023, para o grupo O Boticário, do setor de beleza, para 35 mil revendedores de toda a Europa. A campanha, com a ideia de surpreender, motivar e envolver as mulheres que representam a marca na Europa, foi repleta de prémios e de uma incrível viagem internacional para a grande vencedora.
A agência já está a desenvolver projetos para outros dois grandes clientes em Portugal, mas que ainda não pode revelar os nomes: um do setor de desporto e outro do ramo imobiliário. Fazem parte do portfólio internacional da TSBetc companhias como Bimbo, Hyundai, doTerra, Fresenius Kabi e iFood.
Neste primeiro ano de operação, a previsão é a contratação em Portugal de 10 funcionários próprios e alguns fornecedores terceirizados locais, que representam a geração de 30 empregos indiretos. A operação é conduzida por Catarina Eiko, que assumiu a posição de diretora de Expansão Internacional da empresa.
No Brasil, a agência possui 72 colaboradores e acumula mais de 20 prémios do setor só entre 2022 e 2023, com cases de incentivos internacionais, convenções, brand experience, além do reconhecimento de Melhor Agência Operadora MICE, por dois anos consecutivos. Após muitos prémios conquistados em 2023, por seus cases de incentivos internacionais, a agência 360º foi indicada em duas categorias no Crystal Awards: em Excelência em Viagens de Incentivo: África/Oriente Médio e Esforço Impactante à Responsabilidade Social Corporativa. A premiação da conferência é considerada a maior conquista do setor de MICE no mundo, e o reconhecimento deu-se pelo programa de incentivos criativos, práticos e memoráveis.
A viagem de incentivo que levou a TSBetc à indicação, com o case dōTERRA, ocorreu em fevereiro de 2023, no Quénia. A ação reuniu 100 líderes da marca num evento de cinco dias, com reuniões de planeamento estratégico, visitas à fábrica, roteiros inesquecíveis e ações de responsabilidade social.