Aeroportos de Lisboa e Porto contam com nova solução biométrica para passageiros

A ANA|VINCI Airports está a implementar uma nova solução tecnológica nos aeroportos portugueses, o Biometric Experience by VINCI Airports, um projeto de inovação, apoiado pela União Europeia, através do programa NextGenerationEU que incide na aplicação de tecnologia na melhoria da qualidade de serviço e transformação digital nos aeroportos.

O lançamento deste projeto acontece neste início de ano nos aeroportos de Lisboa e Porto e no segundo semestre de 2024 a solução tecnológica ficará disponível em Faro, Madeira e Ponta Delgada.

Os primeiros testes estão a ser iniciados com passageiros da TAP no percurso das partidas dos aeroportos de Lisboa e do Porto, em voos previamente selecionados pela companhia, no espaço Schengen – Europa. Numa segunda fase, juntar-se-ão outras companhias aéreas e mais destinos, incluindo voos extraeuropeus.

Os passageiros que sejam incluídos nos voos de teste e que sejam elegíveis (apenas passageiros maiores de idade podem utilizar esta solução com recolha de dados biométricos) podem participar através do registo prévio no seu dispositivo móvel através da aplicação “Biometric Experience”, disponível em IOS e Android. Em alternativa, podem efetuar o registo no aeroporto, num equipamento disponível para o efeito, com ou sem assistência, quiosque localizado à entrada do check-in, área pública das partidas de Lisboa e no Porto, ou junto às portas de embarque, para passageiros que se encontrem a efetuar transferência entre voos.

O registo e a utilização são simples: na app ou no quiosque, basta fotografar/digitalizar o cartão de embarque, o passaporte eletrónico ou cartão de cidadão de nacionalidade portuguesa e tirar uma “selfie”, aceitando os termos e condições. Posteriormente, terá uma experiência de embarque mais tranquila e célere, através da leitura dos dados biométricos da face, sem ter de apresentar novamente o seu cartão de embarque.

O processo simplifica a viagem do passageiro que ganha tempo livre, numa viagem paperless & contactless, com total garantia de confidencialidade, já que os dados são apagados após a partida do voo.