Aeroporto do Porto atinge os 15 milhões de passageiros
A ANA – Aeroportos de Portugal | VINCI Airports continua a trabalhar no seu compromisso com a região norte, impulsionando o aumento da conectividade aérea do aeroporto do Porto, essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional. Esse trabalho traduz-se em crescimento que, simbolicamente, ficou refletido na receção do passageiro 15 milhões, que viajou na companhia Turkish Airlines, com origem em Istambul e aterrou durante a tarde no aeroporto do Porto.
Neste mesmo dia, o aeroporto do Porto atingiu outro recorde, quando o voo da TAP Air Portugal, com origem em Nova Iorque, foi o movimento número 100.000 ao aterrar, durante a manhã, no aeroporto, constituindo também um novo recorde de aterragens e descolagens num só ano.
O aeroporto do Norte continua a diversificar com sucesso as ligações diretas aos principais mercados na Europa e a crescer significativamente o tráfego em ligações diretas intercontinentais, que aumentaram cerca de 51% em número de passageiros, em comparação com o ano anterior.
O Porto está ligado a mais de 106 destinos diretos, através de 30 companhias aéreas, e em 2023 recebeu mais sete companhias e 17 novas rotas. Para 2024, foi já confirmado o reforço em voos de longo curso, nomeadamente para a América do Norte, dos quais se destacam Boston, Nova Iorque e Toronto, com a Azores Airlines.
Com este desenvolvimento ativo da conetividade, para o qual muito tem contribuído a colaboração e o trabalho em estreita parceria com os parceiros das entidades de turismo regional e nacional, a ANA | VINCI Airports obteve uma forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação a 2021. É de salientar que o anterior recorde 13 milhões de passageiros tinha sido atingido em 2019.
Com base nos inquéritos aos passageiros, o aeroporto do Porto foi reconhecido como o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality) – pelo ACI (Airport Council Internacional).