Adecco: “Quando melhoramos o ambiente de trabalho, aumentamos a satisfação dos colaboradores e, por consequência, o seu compromisso”
Cada vez mais as empresas do hoteleiras, e não só, reconhecem a importância da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores para o sucesso das suas unidades. A Ambitur.pt esteve à conversa com Inês Parreira, Branch Manager na Área de Hospitality de Lisboa da Adecco Portugal, que nos fala sobre quais as práticas que os hotéis devem adotar para manter os seus colaboradores saudáveis, motivados e produtivos.
Considera que hoje em dia os hotéis portugueses já se preocupam mais com o ambiente de trabalho dos seus trabalhadores ou ainda há muito trabalho a fazer?
Apesar de se notar um progresso em muitos hotéis em Portugal relativamente à melhoria do ambiente de trabalho dos colaboradores, ainda existe um longo caminho a percorrer. No entanto, há também oportunidades significativas para continuar a evoluir. Na área da hotelaria, há espaço para melhorias no cumprimento de horários, evitando assim as horas extraordinárias frequentes. Além disso, alinhar os vencimentos com as funções e exigências específicas dos hotéis, como anos de experiência e certificados de línguas, é um passo importante para valorizar os profissionais do setor. A introdução de benefícios adicionais, como seguros de saúde, pode igualmente contribuir para um ambiente de trabalho ainda mais positivo e atrativo. Continuamos a trabalhar para um futuro onde todos estes aspetos sejam atendidos de forma exemplar.
alinhar os vencimentos com as funções e exigências específicas dos hotéis, como anos de experiência e certificados de línguas, é um passo importante para valorizar os profissionais do setor
Em termos globais e face a outros setores económicos, o setor do turismo está a ficar mais profissional e preocupado com o recrutamento das pessoas certas e na sua retenção?
Considero que sim, o setor do turismo está cada vez mais focado em tornar-se mais profissionalizado e preocupado com a escolha dos colaboradores certos para a sua equipa, bem como a sua fidelização. Dada a forte e crescente concorrência neste setor, torna-se cada vez mais importante o investimento na fidelização de profissionais qualificados e motivados de forma a garantir a qualidade dos serviços.
É igualmente importante, e cada vez podemos observar mais, um investimento não só em formação dos colaboradores, mas também na sua progressão de carreira, melhorias das condições de trabalho e salariais, aumentando assim a fidelização dos mesmos.
Com a Covid-19, perdemos muitos profissionais desta área para outros setores, o que fez com que as empresas repensassem as suas estratégias de employer branding.
É igualmente importante, e cada vez podemos observar mais, um investimento não só em formação dos colaboradores, mas também na sua progressão de carreira, melhorias das condições de trabalho e salariais
De que forma podem os hotéis e gestores hoteleiros contribuir para um melhor ambiente de trabalho e, consequentemente, uma maior eficiência? Que estratégias podem implementar?
É importante que exista um bom ambiente de trabalho, pois desta forma a probabilidade de os colaboradores se tornarem mais eficientes, aumenta.
Quando melhoramos o ambiente de trabalho, aumentamos a satisfação dos colaboradores e, por consequência, o seu compromisso.
Existem algumas estratégias que podem ser implementadas como por exemplo:
- Investir em formação e desenvolvimento dos colaboradores. Oferecer formações adequadas a cada colaborador, consoante a sua função. Apostar no desenvolvimento profissional, permitindo assim que adquiram novas competências e possibilidade de progredir na carreira.
- Avaliação contínua. Ao existir uma avaliação continua e SEMPRE com feedback, permite que os colaboradores consigam identificar quais os pontos que podem e devem melhorar, permitindo que desta forma que cresçam profissionalmente.
- Melhoria das condições de trabalho. Garantir que o colaborador, independentemente da sua função, tem todo o material e condições para conseguir desempenhar as suas funções de forma eficiente. Garantir que os colaboradores têm condições de trabalho seguras.
- Comunicação aberta e transparente. Deve existir sempre uma comunicação aberta e clara entre os gestores e os colaboradores. É muito importante ter a capacidade de ouvir as preocupações e ideias, bem como existir transparência sobre decisões e/ou mudanças que possam ser tomadas por ambas as partes.
- Reconhecimento e recompensas. É de extrema importância o reconhecimento do bom desempenho de um colaborador. Este bom desempenho pode ser recompensado através de elogios ou de forma monetária, mas é importante que exista sempre de forma a manter o colaborador motivado e a manter o seu bom desempenho.
- Cultura organizacional positiva. É importante existir uma cultura organizacional onde os colaboradores se sintam respeitados e valorizados.
Que tipo de cultura empresarial devem os hotéis adotar e de que forma conseguem que os trabalhadores se identifiquem e “vistam a camisola”?
Os hotéis devem adotar uma cultura empresarial baseada na excelência, respeito, colaboração e bem-estar dos colaboradores. O hotel deve partilhar com clareza qual a sua missão e os seus valores, deve existir uma liderança inspiradora e exemplar no que diz respeito à ética, compromisso, excelência e respeito. Ao adotar uma cultura empresarial baseada em princípios com que o colaborador se identifique e promova o seu envolvimento, cria-se um ambiente de trabalho positivo e motivador, onde os colaboradores se sintam inspirados e com vontade de “vestir a camisola” contribuindo para o sucesso da empresa.
Ao adotar uma cultura empresarial baseada em princípios com que o colaborador se identifique e promova o seu envolvimento, cria-se um ambiente de trabalho positivo e motivador
Que inovações e novas tendências há hoje no mercado? São já visíveis em Portugal?
Temos vindo a notar, por parte do setor hoteleiro em Portugal, que está a adotar diversas inovações e seguir novas tendências com o objetivo de melhorar a experiência dos hóspedes, bem como tornar-se diferenciador mantendo-se assim competitivo no mercado.
Como exemplo de inovações e tendências visíveis no mercado posso referir:
- Sustentabilidade e ambiente. Existe cada vez mais uma preocupação com o meio ambiente e os hotéis estão muito sensíveis a este tema, adotando práticas sustentáveis como a utilização de produtos ecológicos e redução do consumo de energia.
- Alimentação saudável e com produtos locais. A tendência por uma alimentação saudável, sustentável e local está a ganhar destaque e reconhecimento no setor hoteleiro em Portugal.
- Evolução na tecnologia. Com o investimento nas tecnologias, os hotéis têm de acompanhar esta evolução implementando esta evolução no check-in online, as chaves digitais e assistentes virtuais.
- Experiências personalizadas. Os hotéis dão a possibilidade de o hóspede receber uma experiência personalizada e exclusiva consoante o seu pedido.
É importante que os hotéis tenham em consideração que, para conseguirem implementar estas inovações e tendências, têm de ter um investimento, não só em tecnologia, mas também na formação dos seus colaboradores. É importante ter em consideração o hóspede que vão receber, tentar conhecê-lo antes de o receber e realizar parcerias estratégicas para que possam dar uma resposta às necessidades do cliente eficazmente.
Qual a importância da formação para que os gestores hoteleiros saibam implementar este tipo de cultura e ambiente de trabalho? As instituições de ensino já trabalham nesse sentido em Portugal?
A formação é crucial para que os gestores hoteleiros saibam implementar a cultura e ambiente de trabalho no hotel. É importante que um gestor hoteleiro esteja em constante formação de forma a manter-se atualizado e aprender novas valências que sente que estejam menos desenvolvidas. É importante terem formação em áreas como gestão de equipas, comunicação, implementação de novas estratégias, gestão de conflitos e liderança.
Atualmente as instituições de ensino já trabalham neste sentido, de forma a capacitar e desenvolver as ferramentas de trabalho desejadas. Já é notório que as instituições de ensino investem nestas áreas de formação, com o objetivo de capacitar os alunos para que no mercado de trabalho tenham desenvolvidas as capacidades necessárias para dar as respostas desejadas. Contudo, é importante que a formação seja contínua, consoante as necessidades por parte de cada gestor hoteleiro.
É importante que um gestor hoteleiro esteja em constante formação de forma a manter-se atualizado e aprender novas valências que sente que estejam menos desenvolvidas
Num momento em que reter talento continua a ser difícil no setor turístico, bem como captar novo talento, de que forma é que os hotéis conseguem fazê-lo e, consequentemente, ter um impacto nos resultados do negócio?
Fidelizar talento no setor turístico continua a ser um grande desafio e por isso os hotéis têm de dispor de estratégias para manter os seus colaboradores.
Algumas formas de fidelizar e atrair talento nos hotéis podem passar por:
- Salários e benefícios competitivos;
- Cultura organizacional positiva;
- Oportunidades de progressão na carreira;
- Reconhecimento e recompensas;
- Ambiente de trabalho saudável.
Ao implementar estas e outras estratégias de forma a investir na fidelização de talento, o impacto positivo nos resultados dos hotéis é notório. Através da satisfação dos colaboradores, observa-se uma melhoria da qualidade de serviço prestado, aumenta a produtividade e eficiência e existe uma redução de turnover.
Não nos podemos esquecer que as pessoas são um dos principais ativos das empresas, por isso é crucial investir na sua fidelização.
Qual o fator mais importante num emprego para os candidatos e trabalhadores? O que é mais valorizado?
Atualmente existe muita falta de mão de obra qualificada no setor hoteleiro, e como tal a procura por bons talentos é grande e a disponibilidade destes é escassa.
É notório que os candidatos, o que mais valorizam atualmente, o que tem maior peso para que aceitem as oportunidades apresentadas e posteriormente se mantenham num hotel, depara-se não só com salários e benefícios, mas também pela cultura organizacional, ambiente de trabalho, reconhecimento e horário de trabalho.
Por Inês Gromicho